Sobreviventes da tragédia do RS podem desenvolver pneumonite química
Especialista recomenda observar sintomas e procurar o médico
Saúde|Do R7
Os sobreviventes do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), podem apresentar sequelas por causa da inalação da fumaça. De acordo com o pneumologista Dr. Oliver Nascimento, médico da disciplina de Pneumologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o tempo de exposição é o que determina o grau de comprometimento dos pulmões.
— A fumaça é composta por diversas substâncias tóxicas que agridem os pulmões, podendo provocar uma inflamação conhecida como pneumonite química. Nem todos os sobreviventes vão desenvolver o quadro, mas é importante ficar atento aos sintomas.
RS mobiliza população para repor estoque de sangue
O médico explica que as vítimas podem apresentar tosse, catarro, chiado no peito e falta de ar e que ao primeiro sinal de qualquer um dos sintomas é importante procurar o médico.
—O tratamento vai depender da gravidade do quadro clínico, mas em geral consiste em administração de oxigênio, respiração artificial e até medicamentos.
Estoques de pele de países vizinhos são acionados para atender Santa Maria
O ministro da Saúde Alexandre Padilha disse hoje (28) que restam 79 pessoas hospitalizadas em terapia intensiva e que cerca de 80% desses internados são pacientes que sofreram intoxicação ao inalar a fumaça do incêndio que aconteceu na madrugada do domingo e causou pelo menos 231 mortes.