Sociedade de Pediatria esclarece dúvidas sobre saúde do bebê prematuro em SP
Prematuridade é principal causa de mortes de crianças no primeiro mês de vida
Saúde|Do R7
No Dia de Atenção à Saúde do Prematuro realizado nesta sexta-feira (14), a Sociedade Brasileira de Pediatria realiza uma ação na avenida Paulista, Bela Vista, São Paulo (SP) para tirar dúvidas sobre a saúde do bebê prematuro. O evento acontece entre 9h e 13h e em apoio da ONG Viver e Sorrir-Grupo de Apoio ao Prematuro.
De acordo com a sociedade, serão distribuídos material educativo e especialistas vão tirar dúvidas.
A prematuridade é a principal causa de mortes de crianças no primeiro mês de vida, segundo útimos dados do Ministério da Saúde. Cerca de 70% das mortes ocorrem nos primeiros 28 dias de nascimento.
Emocionante: Pai de bebê de 680 g registra luta do filho pela vida
Uma das principais causas de hospitalizações recorrentes e de mortalidade entre bebês prematuros é a infecção causada pelo VSR (vírus sincicial respiratório), um vírus sazonal, cuja estação de circulação varia de região para região. Como seus sintomas podem ser confundidos com uma gripe forte, o VSR é erroneamente associado a baixas temperaturas.
No Brasil, apesar de circular durante todo o ano, o VSR tem sua estação de pico entre março e setembro nas regiões Sul e Sudeste, enquanto nas regiões Norte-Nordeste, circula já a partir de dezembro. Em crianças prematuras ou portadoras de doenças cardíacas congênitas e displasia broncopulmonar, o vírus pode dobrar o período de hospitalização da criança, ou sua permanência em unidades de tratamento intensivo, devido a problemas respiratórios.
O VSR é também responsável por re-hospitalizações constantes. Uma das suas consequências mais comuns é o chiado recorrente no peito, que pode perdurar até os 13 anos de idade. Alguns pesquisadores estimam que a taxa de mortalidade de bebês prematuros em decorrência do VSR é de cerca de 5%.
Serviço:
Endereço: Top Center: avenida Paulista, 854, Bela Vista, São Paulo
Horário: 9h às 13h