Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Terceiro ciclo do Mais Médicos seleciona 2.890 profissionais

85% dos profissionais são estrangeiros, mais da metade são cubanos

Saúde|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Terceiro ciclo do programa promete alcançar áreas do país ainda mais vulneráveis
Terceiro ciclo do programa promete alcançar áreas do país ainda mais vulneráveis

O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (11), que até a segunda semana de março mais 2.890 profissionais da saúde estarão em atendimento nas cidades do interior do País e nas periferias das grandes metrópoles por meio do programa Mais Médicos.

Desse total, 85% são médicos estrangeiros – são 2.000 profissionais cubanos, que foram contratados por meio do convênio com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), e 468 médicos de outras nacionalidades que manifestaram interesse em trabalhar no Brasil.

Esse é o terceiro ciclo de contratação do Mais Médicos. Nesta fase, apenas 422 profissionais são brasileiros.

De acordo com o Ministério da Saúde, 1.113 municípios vão receber médicos do programa pela primeira vez. Com isso, 3.279 cidades serão contempladas pelo Mais Médicos, beneficiando uma população de 23 milhões de pessoas. A meta do programa é chegar a 33 milhões de brasileiros.


Governo confirma que 89 profissionais abandonaram programa Mais Médicos

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, com a terceira etapa, o Mais Médicos cumpre a promessa de levar médicos para todas as regiões mais pobres do País.


— Todas as regiões de alta vulnerabilidade social estarão cobertas pelo Mais Médicos. Teremos, de fato, não só a garantia do acesso, mas uma significativa melhora nas condições de saúde de grande parte da população brasileira.

Mais acesso


Segundo o governo, um estudo está realizado para comparar o atendimento nos postos de saúde antes e depois do Mais Médicos.

O resultado parcial indica que em novembro do ano passado, quando chegara, os primeiros profissionais, foram realizadas 2,2 milhões de consultas em 688 municípios contemplados. O número, segundo Ministério da Saúde, é 7% maior que o total registrado em junho do mesmo ano.

Para o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, os dados revelam os benefícios do programa

— Esse é um bom indicativo de como o programa tem sido expressivo para melhorar o acesso à saúde.

Cubana que deixou Mais Médicos é contratada para receber salário de R$ 3.000

Cursos

Os brasileiros que vão integrar o SUS (Sistema Único de Saúde) por meio do terceiro ciclo do Mais Médicos devem se apresentar nas cidades onde vão trabalhar até esta quarta-feira (12).

Os estrangeiros estão realizando os chamados cursos de modo de acolhimento. Com duração de três semanas, eles têm aula de português e sobre o funcionamento do SUS no Brasil.

Depois, eles passam mais uma semana na capital do Estado onde vão atender para conhecer a realidade do sistema de saúde da região. Após essa adaptação, eles estarão aptos a iniciar os atendimentos à população.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.