Uso da maconha pode desenvolver câncer no testículo, aponta estudo
Doença é diagnosticada entre jovens de 15 a 45 anos
Saúde|Do R7
Homens que fumam maconha correm maior risco de desenvolver o câncer nos testículos, sugere um novo estudo.
Os resultados dizem que não são somente os usuários da maconha que devem considerar esse risco, mas também, os médicos que administram a droga para fins terapêuticos em pacientes jovens do sexo masculino.
O câncer no testículo é o câncer mais diagnosticado em homens de 15 a 45 anos, segundo o site Daily Mail.
A doutora Victoria Cortessis, da Escola Keck de Medicina da Universidade do Sul da Califórnia fez uma comparação de 163 jovens com a doença com 292 homens saudáveis e da mesma idade.
A descoberta é que os homens com um histórico do uso da maconha tinham duas vezes mais a chance de ter subtipos de câncer no testículo chamados tumores de células não-seminoma e misto germinativas. Victoria disse:
— Nós não sabemos o que a maconha pode provocar nos testículos que levam à carcinogênese, embora haja uma especulação de que ele pode estar agindo por meio do sistema endocanabinoide – a rede celular que responde ao ingrediente ativo da maconha – uma vez que este mostra a importância na formação do esperma.
Além disso, os pesquisadores também descobriram que homens que usam cocaína tiveram um risco reduzido de ambos os subtipos de câncer no testículo.
No entanto, os autores suspeitam que a droga possa matar as células produtoras de espermatozoides germinativas. Victoria disse:
— Como este é o primeiro estudo em que uma associação entre o uso de cocaína e o menor risco de câncer no testículo é observado, estudos adicionais epidemiológicos são necessários para validar os resultados.