Vírus da gripe avançam em Minas e já mataram 98 em 2013
Segundo balanço, 82 óbitos foram causados pelo H1N1, conhecido como gripe suína
Saúde|Do R7 MG
Os vírus da gripe continuam matando em Minas Gerais: em apenas uma semana, o Estado registrou dez novas mortes, saltando de 88 para 98 óbitos. O grande vilão H1N1 continua sendo o mais fatal e já matou 82 pessoas até o momento, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses). No total, o Estado já conta com 413 casos.
De acordo com as estatísticas, a maior parte das vítimas tem entre 50 e 59 anos, seguidas por pacientes de 40 a 49 anos. As cidades mais afetadas pela doença até o momento são Belo Horizonte, com com 81 casos e dez mortes confirmados, Uberaba, que já registrou seis óbitos, Pouso Alegre, no sul do Estado, com cinco mortes e Contagem, na Grande BH, com a mesma quantidade. Leia mais notícias no R7 MGEm uma semana, vírus da gripe matam 18 pessoas em Minas Gerais
Combate
Com o avanço da gripe em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde anunciou no início do mês que novos procedimentos serão tomados no tratamento da doença.
O secretário de Saúde Antônio Jorge de Souza Marques informou que o oseltamivir, anti-viral conhecido como Tamiflu, estará disponível “em todas as portas de entrada hospitalar” e para “qualquer paciente que tenha a receita com a medicação prescrita”.
— Vamos também reforçar a orientação da prescrição do medicamento para todo paciente que apresente os sintomas da síndrome gripal. Com isso pretendemos diminuir o número de óbitos entre nossa população, já que é comprovado a eficácia do anti-viral nas primeiras 48h do início dos sintomas.