Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Você pegou Covid durante viagem? Veja como voltar para casa seguro

Renato Kfouri, infectologista da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), é taxativo: tem de testar e fazer isolamento

Saúde|

Volta para casa de viagem deve ser segura
Volta para casa de viagem deve ser segura Volta para casa de viagem deve ser segura

O cenário de alta nos casos de Covid nas últimas semanas tem trazido preocupações à população. A descoberta da variante Ômicron, originária da África do Sul, fez o mundo ficar em alerta em relação à nova cepa, que é mais transmissível. Companhias aéreas estão cancelando voos pelo país, em razão de funcionários que estão infectados – como é o caso de Latam e Azul.

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) recomenda a testagem e a quarentena para reduzir os riscos de transmissão antes, durante e depois de viagem. O órgão não recomenda viagens não essenciais.

Os especialistas ressaltam que é necessário levar em consideração a situação epidemiológica nos locais de origem e destino. Para orientar os viajantes, o Estadão conversou com o infectologista Renato Kfouri, diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

Durante a viagem, fui contaminado e estou com coronavírus. E agora?

Essa é uma situação extremamente comum, em que indivíduos se contaminam em viagem ou na volta de viagem. Mais frequente ainda voltar para casa. Famílias que viajaram, alugaram casa, estiveram em hotéis, principalmente em eventos de fim de ano, têm mais de um contaminado no grupo. Quem teve contato íntimo com essas pessoas, com algum caso confirmado, o que chamamos de contactantes íntimos, ou seja, que dormem no mesmo quarto, são da mesma família, compartilham viagem de carro, tem de testar. Pode testar no início idealmente, rastrear se foi alguém do grupo que transmitiu o vírus. Se todos forem negativos, depois de uns cinco dias vale "retestar" todos, para garantir.

Publicidade

Devo voltar para casa?

Quem tem o diagnóstico fora do seu destino não deve voltar para casa, se não viajou de carro, com o próprio veículo.

Devo cumprir quarentena se estou com suspeita de Covid na viagem?

Esse é o isolamento que, independentemente da viagem, deve ser feito. Você fica sete dias isolado, no mínimo, se estiver sem sintomas, vacinado e for um imunocompetente; do contrário, são dez dias.

Publicidade

Estou em um lugar sem teste. O que devo fazer?

Procure um lugar mais próximo do local onde está para fazer o teste, transportando-se com segurança.

E se estiver dividindo o quarto de hotel com alguém que não tenha testado positivo? Quais máscaras devo usar?

Sempre as máscaras de melhor proteção. As PFF2 ou N95. Todos nós só deveríamos usar máscaras melhores.

Publicidade

Quando posso pegar um voo ou ônibus?

Nem ônibus, nem trem, nem avião, para não contaminar ninguém. Esse é o correto. Então, o indivíduo deve ficar no isolamento por pelo menos sete dias. E, nesse período sem sintomas, pode entrar no transporte desde que vacinado. Sete dias sem sintomas, ele está liberado do isolamento. Não precisa fazer teste para voltar.

E se eu estiver de carro?

No seu carro, sem problemas. Se você não estiver com mais ninguém no carro, você pode voltar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.