Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agência de espionagem interceptou dados de usuários do Yahoo

Programa coletou imagens de webcam de milhões de internautas

Tecnologia e Ciência|Do R7

Dados de mais de 1,8 milhão de usuários foram interceptados em apenas seis meses
Dados de mais de 1,8 milhão de usuários foram interceptados em apenas seis meses Dados de mais de 1,8 milhão de usuários foram interceptados em apenas seis meses

Dados de usuários do Yahoo foram interceptados pela agência de espionagem britânica GCHQ, com o apoio da NSA (Agência Nacional de Segurança) americana. As informações são do jornal The Guardian.

Segundo reportagem do jornal britânico, imagens de chats por webcam de milhões de usuários foram captadas por meio do programa Optic Nerve entre os anos de 2008 e 2010. Em apenas um semestre de 2008, a agência britânica chegou a coletar imagens de mais de 1,8 milhão de usuários.

O Yahoo se mostrou indignado com a interceptação de dados e negou ter envolvimento com a interceptação dos dados de seus usuários. Ao jornal, a empresa acusou as agências de inteligência de chegarem a um novo nível de violação de privacidade.

Software livre poderia barrar invasões da NSA aos dados do governo brasileiro

Publicidade

O Optic Nerve começou como um protótipo em 2008 e ainda estava ativo em 2012. O programa foi descoberto pelo ex-funcionário da CIA Edward Snowden e foi usado para experimentos de reconhecimento facial automatizado para descobrir novos alvos de interesse de serviços de inteligência.

As pesquisas podiam ser usadas para tentar encontrar suspeitos de terrorismo ou criminosos que fazem uso de IDs anônimos. Entretanto, segundo o The Guardian, as imagens captadas pela agência de espionagem britânica não faziam distinção entre alvos de inteligência ou não.

Publicidade

E-mail próprio não defende Brasil da espionagem da NSA, afirmam especialistas

O funcionamento do Optic Nerve é baseado na coleta de imagens dos feeds dos usuários a cada cinco minutos. O programa não coleta chats inteiros para não sobrecarregar os servidores e para não violar os direitos humanos. De acordo com o jornal, o material coletado inclui grande quantidade de imagens sexuais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.