Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agências espaciais monitoram influência da pandemia na Terra

Nasa, Esa e Jaxa lançam plataforma online com informações sobre poluição atmosférica e qualidade da água em países atingidos pela doença

Tecnologia e Ciência|Guilherme Carrara, do R7*

Imagens com níveis de poluição tirada pelo satélite da Nasa
Imagens com níveis de poluição tirada pelo satélite da Nasa Imagens com níveis de poluição tirada pelo satélite da Nasa

As agências espaciais ESA, agência Espacial Europeia, Nasa, agência espacial norte-americana, e a Jaxa, agência espacial do Japão, decidiram juntar forças de seus satélites para documentar as mudanças no planeta Terra em meio à pandemia de covid-19

A plataforma COVID-19 Earth Observation Dashboard inclui dados de diversos satélites espaciais sobre temas como qualidade da água, mudanças climáticas, atividades econômicas e agricultura.

Leia também

A intenção da parceria entre as agências é oferecer ferramentas para que países possam perceber os impactos do novo vírus e construir políticas a curto e longo prazo. A plataforma deve continuar ativa mesmo após a reabertura das economias ao redor do mundo e o controle da doença.

"Quando começamos a ver do espaço as mudanças na atividade humana causadas pela pandemia, sabíamos que se combinássemos os recursos, poderíamos criar uma ferramenta poderosa para ajudar na retomada do mundo", explica Thomas Zurbuchen, da Nasa.

Continua após a publicidade

Pelos dados disponibilizados, é possível identificar os reflexos do movimento #FiqueEmCasa na qualidade do ar em algumas grandes cidades. Isso porque o isolamento social teve um impacto notável na redução das atividades industriais e na emissão de gases pela queima de combustíveis fósseis. A ferramenta mostra também as taxas de poluentes atmosféricos em comparação com outros momentos históricos.

As alterações na qualidade água também podem ser observadas. Os satélites conseguiram registrar os níveis de matéria suspensa na água e a concentração de algas, normalmente causadas por poluentes, principalmente em locais com um intenso fluxo de turistas.

Continua após a publicidade

A Nasa divulgou um vídeo tutorial em seu canal explicando um pouco mais sobre os dados apresentados e como utilizar a plataforma. 

*Estagiário R7 sob supervisão de Pablo Marques 

Continua após a publicidade

Veja também: 

Veja imagens do lançamento da Nasa em parceria com a SpaceX

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.