Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Chip de celular pode transformar smartphone em scanner 3D

Tecnologia está sendo desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia 

Tecnologia e Ciência|Do R7

Chip mesma tecnologia dos carros automáticos da Google
Chip mesma tecnologia dos carros automáticos da Google

Hoje em dia, utilizar um smartphone que saiba discernir entre o que está no primeiro plano da foto do que está no fundo é algo básico. No fim das contas, a foto é apenas um amontoado de pixels planos.

Mas um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos EUA, está com planos para mudar isso. Eles criaram um novo chip de imagem que, ao ser instalado em um smartphone, dá ao aparelho a capacidade de capturar impressões 3D de um objeto, que pode ser usado para criar um arquivo compatível com impressoras 3D.

Este dispositivo é chamado de gerador de imagem nanofotônico coerente (NCI, na sigla em inglês) e é tão pequeno que pode ser facilmente colocado em celulares.

Apple lança primeira versão beta do iOS 8.4


Conheça o Dubsmash, o aplicativo do momento

Samsung Galaxy S: relembre a trajetória do top de linha da sul-coreana


O NCI faz uso da tecnologia LIDAR para escanear os objetos. O LIDAR já é utilizado extensivamente para calcular o alcance de objetos, como por exemplos pelos carros do Google que se movimentam sozinhos A maneira de aplicação do LIDAR no NCI é um pouco diferente. O objeto a ser escaneado é iluminado por alguns emissores do LIDAR. Enquanto o laser passa pelo objeto, a luz refletida é capturada pelo chip do NCI que analiza a fase, frequência e intensidade para gerar um mapa da distância e tamanho do objeto, criando assim uma imagem em 3D.

Cada pixel do NCI é um interferômetro (dispositivo utilizado para calcular medidas de ângulos e distância aproveitando ondas magnéticas) independentes, o que permite que ele tenha tanto a intensidade de uma câmera normal e informação de distância.

Neste momento o chip tem apenas 0.3 milímetros, mas com o avanço das pesquisas, talvez ele cresça de tamanho. Até então, o NCI ainda não está disponível no mercado, mas cá entre nós, seria bem legal poder escanear objetos e criar inúmeras cópias, não?

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.