Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Colisão com asteroide teve impacto 'muito maior que o esperado', dizem astrônomos

Missão Dart tinha como objetivo atingir corpo espacial em um teste de capacidade de autodefesa humana da Terra

Tecnologia e Ciência|

Imagem mostra efeito da colisão em asteroide durante teste
Imagem mostra efeito da colisão em asteroide durante teste Imagem mostra efeito da colisão em asteroide durante teste

Os telescópios James Webb e Hubble revelaram nesta quinta-feira (29) as primeiras imagens de uma espaçonave colidindo com um asteroide, já que os astrônomos disseram que o impacto aparenta ser muito maior que o esperado.

Ambos apontaram em direção à rocha espacial Dimorphos no início da semana. Foi um histórico teste de capacidade de autodefesa contra um potencial asteroide que ameace a Terra no futuro.

Astrônomos se alegraram quando o impactor Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (Dart, na sigla em inglês) da Nasa atingiu na segunda-feira (26) o asteroide. Do tamanho de uma pirâmide e no formato de uma bola de rúgbi, o alvo estava a 11 milhões de quilômetros da Terra.

Imagens registradas por telescópios terrestres mostraram uma vasta nuvem de poeira se expandindo para fora do Dimorphos e Didymos, outro asteroide em órbita, após o impacto da nave espacial.

Continua após a publicidade

Enquanto essas fotos mostravam matéria sendo espalhada por milhares de quilômetros, o James Webb e o Hubble "ampliam muito mais", disse Alan Fitzsimmons, um astrônomo da Queen's Universisty Belfast envolvido em observações com o projeto Atlas.

James Webb e Hubble podem oferecer uma visão "dentro de apenas alguns quilômetros dos asteroides e você pode ver claramente como a matéria está voando para fora do impacto explosivo do Dart", contou Fitzsimmons à AFP. "É realmente espetacular", acrescenta.

Continua após a publicidade

Uma outra imagem tirada pela Near-Infrared Camera (NIRCam) do James Webb quatro horas após o acontecimento mostrou "plumas de material aparecendo como mechas saindo do centro de onde o impacto aconteceu", de acordo com um comunicado conjunto da Agência Espacial Europeia.

As imagens do Hubble de 22 minutos, cinco e oito horas após o impacto mostram o spray de matéria em expansão do lugar onde o Dart acertou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.