Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19: robô desinfeta ambientes e identifica pessoas com sintomas

Equipamento foi desenvolvido no México para ser usado em hospitais e aeroportos no controle da pandemia

Tecnologia e Ciência|João Melo, Do R7*

Robô pode ser reconfigurado para realizar diversas funções
Robô pode ser reconfigurado para realizar diversas funções Robô pode ser reconfigurado para realizar diversas funções

Pesquisadores do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, no México, criaram um robô para atender necessidades diárias relacionadas à covid-19.

O Robocov, como foi chamado, pode desempenhar funções como a higienização de espaços com luz ultravioleta ou através de sprays de limpeza e o transporte de medicamentos e insumos relacionados à doença.

O equipamento pode também detectar o uso correto, ou não, de máscaras faciais, medir a temperatura de indivíduos em determinados ambientes e aplicar um questionário básico sobre a saúde de pacientes que estejam apresentando sintomas da doença.

De acordo com cientistas, este é um robô reconfigurável. “O Robocov será teleoperado. E a mudança de funcionalidades é muito fácil de ser feita, permitindo aos usuários alterar as funções dele de maneira bem rápida ”, destaca Pedro Ponce, professor do Instituto Tecnológico de Monterrey, em comunicado divulgado pela instituição de ensino.

Publicidade
Dispositivo está na fase final de testes
Dispositivo está na fase final de testes Dispositivo está na fase final de testes

O projeto está na sua última etapa, a de concepção do dispositivo. A ideia é que, após alguns testes de campo, em pouco tempo, o Robocov possa ser implantado não só dentro da instituição mexicana, como também em indústrias, aeroportos e hospitais.

"As soluções tecnológicas que utilizam robôs permitem evitar a disseminação desse vírus entre as pessoas. Além disso, o grau de confiança das pessoas nos robôs pode aumentar quando elas entrarem em um espaço que é constantemente higienizado por um dispositivo eletrônico”, afirma Ponce.

Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.