Eleições 2020: Google aponta as principais tendências de busca
Saúde é o tema que mais tem despertado interesse dos brasileiros e pandemia tem gerado insegurança para ir votar
Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo, do R7*
O Google Trends, ferramenta de análises das buscas do Google, lançou nesta quinta-feira (22) uma central de insights para as Eleições 2020. A página aponta as principais tendências de busca sobre o tema – em todo o Brasil e nos maiores colégios eleitorais – em tempo real e as dúvidas mais frequentes dos brasileiros sobre candidatos, partidos e outros temas relevantes para a votação do dia 15 de novembro.
Mulheres são um terço dos candidatos nas eleições de 2020
Segundo o levantamento, Saúde é o tema relacionado ao debate político que mais tem despertado interesse na maioria dos brasileiros, seguido por Educação, Impostos, Bolsa Família e Desemprego.
Leia também
Entre as perguntas relacionadas ao termo "votar" feitas nos últimos dias, a mais buscada é "o que acontece se não votar?", seguida por "se não votar e nem justificar, o que acontece?".
Eleições 2020: saiba a diferença e os efeitos de votos brancos e nulos
"Essas perguntas chamam a atenção em relação aos pleitos eleitorais anteriores e podem ser um indicativo de que há uma um certa preocupação do brasileiro em ir votar por conta da pandemia", afirma o diretor do Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires.
Para tirar dúvidas sobre como votar com segurança, a página do Google tem um link direto para o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com informações oficiais sobre os cuidados sanitários no dia da votação.
Saiba quais cuidados tomar contra o coronavírus no dia da votação
Os dados do Google Trends apontam ainda que os brasileiros têm procurado entender melhor sobre as eleições municipais. Buscas por "regras para a eleição municipal 2020", termo de maior ascenção, cresceram mais de 1.050% em comparação a semana passada. Já a pergunta "qual é a função do prefeito?", por exemplo, termo que aparece em quinto lugar na lista, apresentou aumento de 300% no mesmo período.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques