Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba quais cuidados tomar contra o coronavírus no dia da votação

Uso de máscara é obrigatório assim como distanciamento de 1 m entre as pessoas. Biometria está suspensa e é recomendável levar a própria caneta

Eleições 2020|Joyce Ribeiro, do R7

Por causa do risco de contágio com coronavírus, biometria está suspensa na votação
Por causa do risco de contágio com coronavírus, biometria está suspensa na votação Por causa do risco de contágio com coronavírus, biometria está suspensa na votação

O Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020 foi elaborado a pedido do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por especialistas da Fiocruz e dos hospitais paulistas Sírio Libanês e Albert Einstein. De acordo com o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, não poderá votar quem desrespeitar os protocolos contra o novo coronavírus: "O eleitor tem que seguir as regras. Estamos zelando pela segurança dos mesários e de todos. O objetivo é proporcionar o mais alto grau de segurança".

O primeiro turno será no dia 15 de novembro e o segundo no dia 29, se houver. Para evitar aglomeração e filas, o horário para votação foi ampliado em uma hora, começando às 7h até às 17h. Antes das 10h, a prioridade é para os grupos de risco da covid-19, principalmente idosos, mas os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário.

O uso de máscaras é obrigatório para os mais de 147 milhões de eleitores do país. A recomendação é que o eleitor já saia de casa com a proteção, evite contato físico com outras pessoas e vote o mais rápido possível. É recomendável que ele leve a própria caneta para assinar o caderno. 

Se estiver com febre ou suspeita de covid-19, não vá aos locais de votação. O TSE decidiu que não vai medir a temperatura dos eleitores, como fazem alguns estabelecimentos comerciais, para evitar gastos com a compra de termômetros. 

Publicidade

Segundo o protocolo, todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação e os mesários vão receber máscaras que deverão ser trocadas a cada 4 horas, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual.

Cartazes serão colocados com a relação de procedimentos a serem adotados na hora do pleito. Os materiais de proteção foram doados ao TSE por empresas e entidades.

Publicidade

O Brasil é a quarta maior democracia do mundo. Segundo o ministro Barroso, hoje são mais de 95 mil locais de votação e cerca de 401 mil seções eleitorais. A média é de 435 pessoas por seção.

Procedimentos para o eleitor

Antes de sair de casa para votar, o eleitor deve verificar o local de votação, já que algumas seções foram alteradas. A consulta pode ser feita por meio do aplicativo e-título, na opção "onde votar" ou pelo portal do TSE.

Publicidade

Além da máscara, cada eleitor deve levar anotados os nomes e números dos candidatos (a chamada “cola eleitoral”) para votar o mais rápido possível. Crianças e acompanhantes não devem comparecer ao local de votação.

O eleitor também será orientado a manter uma distância mínima de um metro entre as pessoas e até mesmo dos mesários. Ao entrar na seção, o recomendado é ficar em frente à mesa e exibir o documento à distância, esticando os braços. Caso o funcionário não consiga fazer a identificação, ele poderá pedir que o eleitor abaixe rapidamente a máscara.

Após digitar os dados, o mesário vai ler em voz alta o nome do eleitor. Se estiver correto, ele poderá guardar o documento, limpar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno. Se precisar do comprovante de votação, o eleitor deverá solicitar ao mesário.

Quando a urna for liberada, o eleitor seguirá para a cabine de votação para digitar o número dos candidatos a prefeito e a vereador. Após votar, é preciso limpar novamente as mãos com álcool em gel e sair da seção.

Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija a retirada da máscara.

Para os mesários

Todo o material de proteção utilizado pelos mesários será oferecido gratuitamente pela Justiça Eleitoral a partir de doações recebidas. As máscaras descartáveis deverão ser trocadas a cada quatro horas e o face shield deve ser utilizado durante todo o tempo de permanência nos locais de votação.

O mesário deverá verificar à distância os documentos, sem encostar em nada. Se o eleitor não levar a própria caneta, será necessário borrifar álcool na de uso comum após cada utilização.

O TSE promete que vai haver um local específico para os mesários fazerem as refeições, preferencialmente em espaço aberto, com ventilação natural e com distância mínima de dois metros entre as pessoas.

Se ele precisar sair da seção, a cada vez que retornar, terá de limpar a cadeira e a mesa com álcool 70%.

Eleitores ou mesários que estiverem com febre ou que apresentaram resultado positivo para a covid-19 nos 14 dias que antecedem a eleição devem ficar em casa. Para os eleitores, é preciso justificar a falta por esse motivo. Já os mesários terão de comunicar imediatamente o fato à zona eleitoral para que seja providenciada a substituição.

A partir de outubro, as orientações sanitárias da campanha “Vote com Segurança” serão apresentadas à população em emissoras de rádio e TV.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.