Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Foto mostra sombra do helicóptero da Nasa enquanto voava em Marte

Ingenuity realizou com sucesso o primeiro voo em outro planeta de um equipamento projetado pelos cientistas aqui na Terra

Tecnologia e Ciência|Do R7

Sombra do helicóptero Ingenuity em solo marciano após o primeiro voo
Sombra do helicóptero Ingenuity em solo marciano após o primeiro voo Sombra do helicóptero Ingenuity em solo marciano após o primeiro voo

A helicóptero que a Nasa enviou para Marte realizou com sucesso o seu primeiro voo nesta segunda-feira (19). O equipamento chegou a três metros de altura após a decolagem. O Ingenuity ficou no ar por apenas 30 segundos, apesar de breve, foi tempo suficiente para uma foto histórica de sua sombra em solo marciano. 

Saiba como helicóptero da Nasa fará seu 1º voo autônomo em Marte

O êxito do primeiro voo em outro planeta de um equipamento projetado na Terra foi confirmado pela informações do altímetro, equipamento que mede a altura, instalado pelos cientistas da Nasa.

"Os dados do altímetro confirmam que o Ingenuity realizou o primeiro voo de uma aeronave motorizada em outro planeta", anunciou um engenheiro do Laboratório de Propulsão a Jato, enquanto a sala de controle aplaudia.

Publicidade

Por conta da distância até Marte, o helicóptero não foi pilotado por um controle remoto aqui da Terra. A Nasa desenvolveu um algoritmo próprio para realizar a decolagem e o pouso da Ingenuity de forma automática.

O helicóptero da Nasa tem apenas 49 centímetros de altura e pesa 1,8 kg. Diferentemente dos rovers que estão explorando o planeta vermelho, a Ingenuity não carrega instrumentos para coletar dados. O objetivo da missão é permitir uma perspectiva aérea de Marte e da região em que o Perseverance pousou em 18 de fevereiro deste ano. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.