Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Golpe de Black Friday oferece passagem internacional por R$ 19,90

Anúncio falso pelo WhatsApp usa link de uma suposta promoção e o nome de uma companhia aérea para atrair vítimas

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

  • Google News

Nas datas em que as pessoas estão mais propícias a comprar novos golpes costumam surgir. Durante a Black Friday não é diferente e é preciso ficar atento para não abrir em links falsos e ser mais uma vítima de cibercriminosos.

Leia também

Um novo golpe no WhatsApp oferece passagens aéreas da Latam por preços promocionais. Uma viagem de São Paulo para Miami, nos EUA, custa apenas R$ 19,90 pela promoção falsa.


Segundo a Kaspersky Lab, especialista em segurança digital, a estratégia usada pelos golpistas para atrair as vítimas é enviar uma mensagem pelo aplicativo com um link falso. O site criado (www.voedelatam.com/blackfriday) simula a página verdadeira da companhia aérea com o uso de cores e até do logo.

Ao tentar concluir a compra do bilhete, um aviso surge falando que a reservada foi realizada. Para finalizar a compra, o site falso pede para que a pessoa compartilhe a promoção com 20 contatos.


Além disso, o e-mail do suposto passageiro é solicitado. Essa informação pode alimentar um banco de dados que pode ser vendido pela internet ou usado para espalhar um vírus.

Golpe também pede para que o link falso seja compartilhado com outros contatos
Golpe também pede para que o link falso seja compartilhado com outros contatos

Quem clica no link falso e segue com o passo a passo do golpe pode ser direcionada para uma página com muita publicidade, na qual os criminosos ganham dinheiro por número de acessos.


Outra tática dos responsáveis pela ação, é oferecer a instalação de um app e assim ganham dinheiro por cada download. Também pode ser pedido o número de celular da vítima para cobrar por algum serviço posteriormente. 

Ao receber mensagens suspeitas, a dica é não clicar no link e não compartilhar nada com amigos e familiares. Se a promoção for verdadeira, o site oficial da empresa ou da marca deverá conter mais informações. 


O R7 entrou em contato com a assessoria da Latam, mas ainda não obteve resposta. 

Saiba se proteger: Black Friday tem preços em baixa e golpes em alta

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.