Join.me: ferramenta para reuniões online chega ao Brasil
Gratuito e simples de usar, Join.me quer virar "queridinho" dos brasileiros
Tecnologia e Ciência|Tiago Alcantara, do R7
A companhia soluções em nuvem LogMeIn lança de forma oficial no Brasil sua ferramenta de reuniões online Join.me. Mas, você já tem uma conta no Skype, Messenger do Facebook ou até mesmo um iPhone com FaceTime, não é mesmo? A companhia aposta em uma solução que é mais rápida e fácil de usar do que os concorrentes.
Oferecer suporte de produtos, conversar com familiares do outro lado do mundo, realizar reuniões de negócios e treinamentos são algumas das principais aplicações do serviço, que já conta com uma média de 1,5 mihao de novos usuários por mês. O gerente de marketing da LogMeIn para a América Latina, Gustavo Boyde, comenta que o Join.me foca na simplicidade e aposta no desejo dos brasileiros de estarem sempre conectados com novas plataformas para crescer no País.
— Com apenas um link você pode mostrar sua tela e compartilhar algo. Em outras ferramentas, você tem que instalar um programa, fazer uma conta. Ser rápido e fácil é o que faz a gente ser amado pelos usuários.
Como funciona?
O serviço funciona com base na criação de salas para reunião. Após criar um endereço, você pode disponibilizar um número ou link para que as pessoas entrem na sala de reuniões. O serviço não requer download de nenhum software ou aplicativo para quem está "entrando na sala". Por outro lado, é possível fazer o download gratuito de uma solução para ampliar as opções de interação com seus amigos ou colegas de trabalho.
Para os usuários pagos estão disponíveis serviços extras, como a gravação de chamadas e reuniões, gerenciamento de usuários, relatórios e a criação de URLs personalizadas para suas reuniões.
Colaboração remota
O executivo comenta que a plataforma é voltada para aqueles que colaboram, trabalham e estudam online. Além de poder compartilhar a tela do computador, vídeo e áudio, a solução permite que um usuário controle o computador do outro para manutenção, por exemplo.
Há 20 anos: confira imagens do lançamento do Windows 95
A solução também permite trabalhar em conjunto, incluindo a possibilidade de realizar desenhos e anotações na tela de apresentações, por meio do recurso chamado de whiteboard (algo como quadro branco, em tradução livre).
O Join.me permite a colaboração online de até 10 pessoas de forma gratuita ou até 250 ao mesmo tempo na versão Enterprise, que é paga. Entre outras funcionalidades, também é possível gravar uma sessão. A solução está disponível para computadores, smartphones, tablets e conta com um aplicativo para iniciar chamadas no Apple Watch.
Ligação local
Para marcar o lançamento da ferramenta no país, a LogMeIn já liberou a versão em português e também lançou servidores na região - o que deve melhorar a qualidade das chamadas. Um outro diferencial, é que os brasileiros poderão participar de conferências tanto pela internet quanto por meio de ligações locais, ligando para números das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
— É fundamental ter servidores locais para garantir que o produto tenha uma boa qualidade. Foram meses de testes e esse investimento para poder fazer o lançamento local. Além de compartilhar a tela é possível fazer uma reunião até mesmo internacional por telefone e com custo de ligação local.
Também é possível fazer a chamada de voz direto pela Internet, opção que já está disponível para qualquer cidade do Brasil. Boyde revela que a expectativa da empresa é bastante positiva para o lançamento.
— É um produto de muito sucesso no exterior. No Brasil, já tem uma base de usuários, no boca-a-boca. Agora, a principal mudança é o investimento que estamos fazendo em servidores para melhorar o desempenho do serviço. Temos foco em pequenas e médias empresas.