Meteoro explode no céu durante transmissão ao vivo de repórter
Imagens foram feitas em West Palm Beach, na Flórida, mas foram registrados quase 300 avistamentos do evento, até nas Bahamas
Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo, do R7*
O repórter norte-americano Jay O'Brien foi surpreendido por um bólido — um meteoro que explode no ar — que cruzou o céu de West Palm Beach, no sul da Flórida, Estados Unidos, na quarta-feira (14), enquanto fazia uma transmissão ao vivo em seu perfil no Facebook. Assustado, suas primeiras palavras após o ocorrido foram: "meu deus, o que é aquilo no céu? Uau!".
"Não sei se vocês viram isso. Possivelmente, um pedaço de lixo espacial queimando em órbita? Às vezes, eles aparecem assim. Vou perguntar por aí e descobrir o que era. Isso foi surpreendente!", completou.
Segundo a American Meteor Society, organização de pesquisa no campo de astronomia, foram relatados quase 300 avistamentos do evento. Nas Bahamas, moradores afirmaram que ouviram um barulho muito alto e sentiram as casas tremerem, situações comuns durante a passagem de um bólido.
Bólido x fireball
Em 23 de novembro do ano passado, quando um meteoro de magnitude -7, o que é considerado elevado, explodiu no céu na região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o diretor da Região Sul da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), Carlos Fernando Jung, ressaltou ao R7 a diferença entre bólidos e fireballs ("bolas de fogo", em português).
Enquanto bólidos são meteoros que explodem no ar, são consideradas fireballs qualquer meteoroide que atinge a magnitude de -4 e se extinguem no ar. Meteoroides, por sua vez, são fragmentos de cometas ou asteroides que se desprendem desses corpos celestes e ficam vagando pelo espaço em órbitas em torno do Sol.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques