Osso reforça que neandertais tinham tradições artísticas

Item pré-histórico tem dez linhas feitas com precisão em um dos lados, o que descartaria que as marcas seriam acidentais

Tecnologia e Ciência|

Desenho provavelmente simboliza algo que tinha significado para os neandertais
Desenho provavelmente simboliza algo que tinha significado para os neandertais Desenho provavelmente simboliza algo que tinha significado para os neandertais

Um pequeno pedaço de osso encontrado durante escavações no norte da Alemanha reforçou a ideia de que os neandertais, ramo do gênero Homo que desapareceu há cerca de 40 mil anos, tinham sua própria tradição artística. Com cerca de seis centímetros de comprimento e quatro de largura, possui dez linhas gravadas em um lado, das quais seis formam cinco divisas — com uma precisão que exclui um gesto acidental.

Este desenho "provavelmente simboliza algo que tinha significado para os neandertais como um grupo", disse à AFP o Dr. Dirk Leder, arqueólogo do Escritório do Patrimônio da Baixa Saxônia.

As descobertas ligadas aos neandertais têm aumentado nos últimos anos, bem como a curiosidade a respeito dessa espécie de "primo" do homem moderno.

Em artigo que acompanha o estudo, a paleoantropóloga britânica Silvia Bello lembra que os neandertais sabiam fazer ferramentas com ossos para tratar peles de animais e podiam realizar rituais fúnebres, mas muito poucas formas de arte foram atribuídas a eles. No caso presente, "tudo indica um conhecimento sofisticado e uma grande habilidade de trabalhar o osso".

Os autores do estudo admitem não compreender o significado da gravação, "mas estão convencidos de que ele comunica uma ideia, uma história, algo que fazia sentido para um grupo".