Pedra gigante atinge a Lua e cria maior explosão lunar já vista
Rocha de 40kg se chocou contra a superfície lunar a cerca de 90 mil quilômetros por hora
Tecnologia e Ciência|Do R7
Já imaginou o som de uma pedra gigante colidindo com a Lua? Agora você pode, clicando no vídeo abaixo, que é o registro da a maior explosão lunar já observada da Terra.
O satélite natural que registrou a explosão foi surpreendido por pedaços minísculos de meteoritos e alguns pedaços maiores de rochas espaciais.
E se os sinais de celular fossem visíveis?
Em maio de 2013, cientistas registraram o que era então a maior explosão já vista na Lua, quando uma pedra de 40kg se chocou contra a superfície lunar a cerca de 90 mil quilômetros por hora.
Dessa vez, os telescópios registraram o impacto de um meteorito pesando dez vezes mais, cujo clarão foi quase tão brilhante quanto a luz da Polaris, a estrela do pólo norte. A explosão ocorreu em 11 de setembro de 2013 em uma área lunar chamada de Mare Nubium, e um meteoro de aproximadamente 1,5 metro de largura foi originado da colisão. O impacto gerou uma cratera lunar com um diâmetro de cerca de 40 metros.
Asteroide em rota de colisão com a Terra some e surpreende cientistas
Saber como essas colisões acontecem na Lua pode ser importante para futuros exploradores lunares, e essa foi a razão pela qual a NASA, agência do Governo dos EUA responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, criou um programa específico para estudá-las.
A campanha começou em 2005 e estudos comprovaram que os impactos lunares acontecem cerca de dez vezes mais do que os cientistas esperavam. Sendo a Lua o nosso satélite natural, esta constatação sugere que a Terra pode ser atingida com mais frequência do que se pensava anteriormente.
Veja o vídeo aqui.