Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reino Unido multa TikTok em R$ 80,5 milhões por usar dados de crianças sem autorização

A agência de regulação digital do país acusa a empresa de permitir que menores de idade tivessem conta nas redes sociais, uma violação das normas

Tecnologia e Ciência|Do R7

Outros países proibiram o TikTok para membros do governo
Outros países proibiram o TikTok para membros do governo Outros países proibiram o TikTok para membros do governo

A agência de regulação digital do Reino Unido (ICO) multou nesta terça-feira (4) o aplicativo chinês TikTok em 12,7 milhões de libras esterlinas (R$ 80,5 milhões, na cotação atual), pelo uso "ilegal" de dados pessoais de crianças, segundo um comunicado.

O ICO afirma que o TikTok permitiu, em 2020, que até 1,4 milhão de crianças britânicas menores de 13 anos abrissem uma conta na plataforma, o que viola suas regras oficiais. A agência também destaca o uso dos dados dos usuários sem o consentimento dos responsáveis.

A investigação da agência governamental revelou que o TikTok não fez "verificações adequadas para identificar e bloquear as contas de crianças" sem idade suficiente para acessar a plataforma, apesar de alguns diretores terem levantado preocupações internas sobre isso, detalha o comunicado.

Citado no comunicado, o comissário de informação do Reino Unido John Edwards disse que "no Reino Unido existem leis para garantir que nossas crianças estejam seguras no ambiente virtual, e o TikTok não as respeitou".

Publicidade

A Casa Branca, a Comissão Europeia, os governos canadenses, britânicos e australianos proibiram recentemente seus funcionários de utilizarem o TikTok nos smartphones profissionais. O Parlamento da Noruega e o Exército sueco também adotaram as medidas.

Washington acusa o TikTok — que pertence ao grupo chinês ByteDance — de servir como uma ferramenta para Pequim espionar e manipular os americanos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.