Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Se prepare: em 2016, smartphones, tablets e computadores ficarão mais caros

Senado aprovou fim de incentivos que reduzem em 11,75% o preço desses produtos

Tecnologia e Ciência|Do R7

Medida começou a valer na última terça-feira (1) e seguirá para aprovação da Câmara dos Deputados
Medida começou a valer na última terça-feira (1) e seguirá para aprovação da Câmara dos Deputados

Se você deseja trocar o smartphone, tablet ou computador que possui, é melhor ser rápido. Porque 2016 deve ser o ano em que esses itens atingirão o maior preço já visto. O Senado aprovou a Medida Provisória Nº690, que tem por objetivo retirar os incentivos fiscais de eletrônicos incluídos no chamado Programa de Inclusão Digital (ou a Lei do Bem), e agora o texto segue para a Câmara dos Deputados, onde provavelmente ganhará nova aprovação.

A Medida Provisória foi publicada pela presidente Dilma Rousseff em agosto, que marcou para o fim de novembro o período da retirada da isenção das contribuições sociais PIS/Pasep e da Cofins. Com a medida, produtos como smartphones, tablets e notebooks voltaram desde a última terça-feira (1) a ter um encargo de 11,75% na venda no varejo.

Smartphones chineses começam a chegar ao Brasil

Baratinhos e poderosos: conheça os melhores smartphones top de linha da China


Mas nem tudo está perdido: na última quarta-feira (2), uma comissão do Senado aprovou um projeto de lei que define que os impostos só voltem a ser cobrados em 1° de janeiro, após as vendas de Natal. E os incentivos devem voltar gradualmente, a partir de dos próximos anos, gradualmente, quando deixarão de ser cobrados definitivamente em 2019.

Segundo o projeto, a partir de 1° de janeiro de 2017, esses impostos sejam reduzidos em 50%, até dezembro de 2019, quando serão extintas em definitivo. Para valer, o projeto precisa ser aprovado pelo Congresso e depois sancionado pela presidente Dilma. Até lá, os preços devem subir em breve.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.