Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Selfie feita por macaco vira caso de Justiça

Fotógrafo dono da câmera alega ter direitos sobre a imagem, mas Wikimedia Commons discorda

Tecnologia e Ciência|Do R7

Famosa selfie de macaco vira ação na Justiça
Famosa selfie de macaco vira ação na Justiça Famosa selfie de macaco vira ação na Justiça

O Wikimedia Commons se recusou a tirar do ar um autorretrato tirado por um macaco. O animal usou o equipamento do fotógrafo britânico David Slater, que alega ter os direitos autorais da imagem.

Conhecido por fotografar a natureza, Slater teve o equipamento "roubado" por um macaco em 2011. O animal aproveitou a câmera para mostrar seu grande sorriso em duas selfies, que foram parar no Wikimedia Commons, um banco de dados de mídia livre feito pela organização por trás da Wikipedia.

Slater fez repetidas tentativas de remover as fotos famosas do banco de dados gratuito, mas a organização se recusou, alegando que o macaco é quem detém os direitos autorais das imagens e não Slater.

Adolescente que mandou foto nua por engano compartilha reação do pai

Publicidade

Segundo a Wikimedia Commons, como foi o macaco malandro quem pressionou o botão da câmera, é ele, portanto, o responsável pelas fotos e dono delas. O animal não pode se sentar em um computador e reivindicar por seus direitos autorais, logo, a instituição alega que tem o direito de colocá-las online.

O fotógrafo entrou com processo alegando que a licença Creative Commons usada pela Wikimedia, que permite o uso e o compartilhamento gratuito da imagem por qualquer pessoa, causou-lhe perda de renda.

Publicidade

Slater disse ao The Telegraph que quem deve decidir sobre a quem pertence os direitos autorais da foto é a corte e não a Wikimedia Commons. Ele enfrenta agora uma conta estimada em 10 mil libras (cerca de R$ 38 mil) para levar a questão ao tribunal.

— Eu disse a eles que a imagem não era de domínio público. Eles não têm direito de dizer que é domínio público. Um macaco apertou o botão, mas eu fiz todos os ajustes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.