Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sonda da missão ExoMars detecta novo gás na atmosfera de Marte

Busca por gases tem como objetivo indicar mudanças biológicas e geológicas que ocorreram no planeta vermelho

Tecnologia e Ciência|Da Ansa

Sonda identifica gás em Marte que pode indicar processos químicos ocorrendo no planeta
Sonda identifica gás em Marte que pode indicar processos químicos ocorrendo no planeta Sonda identifica gás em Marte que pode indicar processos químicos ocorrendo no planeta

A sonda da missão ExoMars, feita em parceira pela Agência Espacial Europeia (ESA) e os russos da Roscomos, identificou pela primeira vez cloreto de hidrogênio (HC1) gasoso na atmosfera de Marte, o que indica que há processos químicos ocorrendo.

Segundo os especialistas, a sonda conseguiu detectar "um gás halogênio na atmosfera, o que representa novos processos químicos a serem compreendidos".

A busca pelos gases visa entender às mudanças biológicas e geológicas que ocorreram no planeta vermelho. A ideia é que a evaporação dos sais da água possa ser a origem do HC1.

O instrumento Trace Gas Orbiter (TGO) ainda conseguiu verificar a alteração na proporção do deutério para o hidrogênio na altitude e também de acordo com as "estações" de Marte, o que indica uma perda constante de água em processo. "Isso confirma que grandes quantidades de água foram perdidas ao longo do tempo", pontua o italiano Giuliano Liuzzi.

As duas descobertas foram publicadas na revista "Science Advances".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.