Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Usuários adotam aplicativos alternativos para driblar a suspensão do WhatsApp

Fora do ar por decisão judicial, o WhatsApp é o aplicativo mais popular para troca de mensagens

Tecnologia e Ciência|Juca Guimarães, do R7

  • Google News
O aplicativo foi bloqueado para 100 milhões de pessoas no Brasil
O aplicativo foi bloqueado para 100 milhões de pessoas no Brasil

A suspensão do aplicativo de mensagens WhatsApp, por decisão judicial, causou revolta nos usuários e também uma corrida para baixar aplicativos alternativos para reativar o uso do WhatsApp. O Betternet e o Super VPN Free, ambos gratuitos, permitem em poucos minutos a criação de uma rede privada para a troca de mensagens de textos entre o usuários e os seus contatos.

O WhatsApp saiu do ar a partir das 23h de ontem, mas alguns usuários ainda conseguem usar o aplicativo do modo tradicional. A decisão judicial determina o bloqueio por 48 horas em todo o País. A Justiça acatou um pedido do Ministério Público Federal. No Brasil, cerca de 100 milhões de usuários ficaram sem acessar o WhatsApp.


A reação das redes sociais foi automática. Os protestos apareceram no Twitter e no Facebook já nas primeiras horas da madrugada. Os memes, montagens engraçadas, fizeram sucesso também. Em uma delas, com a foto do vice-presidente Michel Temer, a mensagem era: "Você pode trocar o WhatsApp por carta, por exemplo."

O blogueiro Bruno Saia, de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, não teve o aplicativo bloqueado. Pela rede Wi-Fi, o aparelho celular dele continuou recebendo e enviando mensagens, porém, apenas para um determinado grupo de pessoas.


— Consegui trocar mensagens com a minha mulher e com amigos que estão na Itália. Para algumas pessoas, no entanto, a mensagem não vai. Aparece uma informação dizendo que a última conexão do destinatário foi ontem, às 22h50. Uso muito o WhatsApp para trabalhar e creio que este bloqueio é um absurdo.

O blogueiro também conseguiu trocar mensagens com a mãe, que está na Espanha.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.