Logo R7.com
RecordPlus

Agrofloresta: sistema imita a natureza e garante cultivo sustentável de frutas

Agricultor utiliza a técnica no Maranhão; a tendência do sistema bem manejado é produzir cada vez mais

Agronegócios|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O agricultor Dárcio Rufino implementa o sistema de agrofloresta no Maranhão, promovendo a sustentabilidade no cultivo de frutas.
  • O método busca simular a dinâmica da natureza, ajudando na recuperação do solo e conservação da biodiversidade.
  • A banana é a fruta mais destacada no cultivo, contribuindo significativamente para a matéria orgânica do sistema.
  • De acordo com o engenheiro agrônomo Kalil Luz, um agrofloresta bem manejada tende a produzir cada vez mais alimentos de maior qualidade.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um agricultor do Maranhão, Dárcio Rufino, desenvolve o sistema de agrofloresta: concilia o cultivo de frutas com a preservação do meio ambiente. O modelo se baseia em simular a dinâmica da natureza para recuperar o solo e conservar a biodiversidade.

O administrador do local contou em entrevista ao Record News Rural desta sexta-feira (13) que a ideia surgiu de uma experiência que ele teve em Pernambuco, onde conheceu o sistema. “Fiquei absolutamente impressionado com a beleza, com a fartura, com a abundância, com o equilíbrio daquele sistema”, afirmou Dárcio.


Vários tipos de frutas são cultivadas no local, mas a banana se destaca. “Ela foi o carro-chefe do sistema, ela que deu a maior parte dessa matéria orgânica que tem aqui, além da mata que a gente retirou fazendo manejo no início”, diz o produtor.

O engenheiro agrônomo Kalil Luz explica que o sistema é de autossustentabilidade porque imita a natureza, isso faz com que os alimentos produzidos tenham maior qualidade. “O sistema agroflorestal bem manejado, com o tempo, a tendência dele é só produzir mais”, explica.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.