Apicultor usa 25 milhões de abelhas para melhorar produção de soja
Estudo aponta que produtividade do grão pode crescer em até 20%
Agronegócios|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Produtores de soja começaram a testar a usar polinização assistida em parte da lavoura de 2.500 hectares em Montividiu, no estado de Goiás. Enxames foram introduzidos em 10% da área, ou seja, 250 hectares.
Para a área, foram necessárias 25 milhões de abelhas, já que cada colmeia têm cerca de 50 mil insetos e capacidade de polinizar cerca de 5.000 m².

“A soja é uma cultura que se autopoliniza. Acontece que em 2023 a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) soltou uma publicação demonstrando que quando você faz a utilização de abelhas, agentes polinizadores na cultura de soja, você pode aumentar de forma considerável, de 15 a 20%, a produtividade da lavoura”, disse o apicultor Pedro Feldon.
“Abelhas europeias africanizadas são trabalhadas para fazer a polinização assistida, ou seja, ajudar com que a soja seja polinizada e com isso aumentar a produção do lavoureiro”, completou Feldon.
Apesar de ser recém-implementada no cultivo da soja, a polinização assistida já é comum nos plantios de melancia, melão e abacate.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!













