Aprenda a fazer o arroz doce cremoso mais gostoso que você já provou
Sobremesa é um clássico da infância que une memória, aroma e cremosidade em cada colher; descubra o segredo do arroz doce perfeito

Poucas sobremesas despertam tantas lembranças quanto um arroz doce cremoso. Basta uma colherada para nos transportar à cozinha da infância, ao fogão da casa da avó e ao perfume quente de leite, açúcar e canela que se espalhava pela casa.
E a verdade é que preparar um arroz doce realmente cremoso está longe de ser um mistério. Com alguns cuidados no preparo e as escolhas certas na panela, ingredientes simples se transformam em uma sobremesa irresistível, perfeita para servir quentinha nos dias frios ou geladinha como um mimo especial no fim de semana.
Nesta receita do Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz), vinculado ao Governo do Rio Grande do Sul, você vai aprender o passo a passo completo para fazer um arroz doce digno de elogios. Pronto para adoçar o dia? Então confira!
Ingredientes (rende de 15 a 20 porções)
- 1 xícara de arroz branco
- 1 litro de leite integral
- 1 leite condensado
- 1/2 xícara de açúcar
- 3 copos de água
- 1 unidade de canela em pau
- 5 unidades de cravos da Índia
- Canela em pó para polvilhar (a gosto)
Preparo
- Em uma panela, coloque o arroz, a água, a canela em pau e o cravo da Índia e deixe cozinhar em fogo baixo até quase secar (arroz quase cozido)
- Acrescente a metade da quantidade de leite e todo o açúcar, mexer de
- vez em quando para não grudar
- Deixe cozinhar em fogo baixo até ficar cremoso
- Adicione o restante do leite e o leite condensado e mexer sem parar até ficar cremoso novamente
- Sirva quente ou frio com canela em pó a gosto
Benefícios do arroz doce para a saúde
Além de ser uma sobremesa afetiva, o arroz doce também pode se encaixar em uma dieta equilibrada. Um artigo divulgado por uma universidade brasileira aponta que ele pode ser considerado uma opção saudável quando consumido com moderação e preparado com ingredientes mais nutritivos, como leites vegetais e adoçantes naturais.
Mesmo sendo uma receita naturalmente rica em carboidratos, o prato pode oferecer energia e contribuir com vitaminas e minerais, dependendo das escolhas na hora do preparo. A atenção maior deve ser dada ao açúcar e às calorias, especialmente nas versões tradicionais feitas com leite condensado e creme de leite, que costumam ser mais pesadas.
O arroz doce é uma sobremesa que acolhe: caseira, cheia de valor afetivo e perfeita para quem escolhe o sabor de verdade e afasta de opções não saudáveis, como os ultraprocessados.
O canal Arroz: Energia que une o Brasil é uma iniciativa do Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz) e Governo do Rio Grande do Sul.
