Logo R7.com
RecordPlus

Arroz branco, integral ou parboilizado? Veja qual a diferença entre os tipos de grãos

Do branco ao integral e ao parboilizado, entenda como o processamento do grão influencia o valor nutricional, o preparo e a escolha do arroz no dia a dia

Arroz: Energia que une o Brasil|Do R7

  • Google News
Forma de processar o grão pode alterar o sabor, os nutrientes e o tempo de cozimento do arroz Inteligência Artificial/ChatGPT 28.01.2026

Querido no almoço brasileiro, o arroz, pode ser comercializado de diferentes formas possíveis, mas você sabe qual a diferença entre cada um deles? O IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz) explica qual as particularidades e benefícios de cada tipo.

O mesmo grão de arroz pode ser dos três tipos, o que altera o alimento é a forma de refinamento e seu tratamento na indústria, ou seja, o arroz colhido pode ser tanto quanto branco, integral ou parboilizado.


Arroz branco

O arroz branco é o mais consumido no Brasil e conquista pelo seu cozimento rápido e sabor neutro. Conhecido como agulhinha, o grão passa por um processo de polimento que remove a sua casca, o farelo e o gérmen (embrião da semente), é mais saboroso, reduz um pouco em fibras e alguns nutrientes, mas mantém o amido, principal fonte de energia para manter o metabolismo ativo.

Arroz integral

Diferente do modelo anterior, o grão integral não passa pelo mesmo processo de polimento, o que mantém íntegros os seus nutrientes, como vitaminas, fibras e minerais. Por não passar pelo mesmo procedimento, seu tempo de cozimento é maior e possui uma textura mais firme, mas carrega mais benefícios ao corpo humano.


Arroz parboilizado

Já o arroz parboilizado passa por um processo hidrotérmico que deixa o grão pré-cozido antes de chegar aos mercados. Esse procedimento leva os nutrientes da casca para dentro do grão, mantendo boa parte dos nutrientes como: fibras, vitaminas e minerais. Diferente do arroz branco, nesse processo o grão quando cozido fica solto facilmente, não necessita selar (fritar), é mais rápido no preparo e não corre o risco de empapar caso passe do tempo de cozimento.

A escolha entre os três tipos não precisa ser uma regra a ser seguida, mas pode ser moldada pelo seu perfil e diversificação de receitas, enquanto o branco se destaca pela praticidade, sabor e maior aporte de energia, o integral agrega maior valor nutricional e o parboilizado surge como alternativa intermediária, unindo preservação dos nutrientes e facilidade no preparo.

O canal Arroz: Energia que une o Brasil é uma iniciativa do IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz) e Governo do Rio Grande do Sul.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.