Como fazer um arroz soltinho? Veja 7 truques essenciais para não errar o preparo
Apesar de estar presente no dia a dia do brasileiro, fazer um arroz soltinho é preciso tomar diversos cuidados

O arroz está em todas as mesas, em todos os cantos do país, como uma boa fonte de vitaminas, potássio e ferro. O grão é presença confirmada no almoço de milhares de brasileiros, mas você já parou para pensar se está cozinhando ele de forma correta?
Muitos acabam errando na hora do preparo e aquele arroz que era para ser soltinho acaba virando uma papa ou muito úmido. Para não errar mais no preparo do grão, o IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz) trouxe 7 truques para fazer o preparo perfeito.
1. Saiba qual tipo de grão escolher

Antes de colocar o arroz na panela, é importante saber exatamente qual tipo de arroz está comprando e se o seu preparo é adequado para a receita. Existem diversos tipos, como: polido, parboilizado, integral, entre outros. Para o preparo do dia a dia, o grão mais utilizado é o arroz tipo agulhinha.
É importante escolher grãos translúcidos, pois isso ajuda a impedir que o cereal se quebre e libere o amido, responsável por deixar o arroz empapado.
Para que o arroz branco fique soltinho, o segredo é selá-lo, fritando-o no óleo antes de cozinhar. Isso evita que o grão solte muito amido e empape durante o cozimento. Já o arroz parboilizado e o integral não precisam ser fritos, pois seu processamento mantém a estrutura do grão sem empapar.
Além disso, não é recomendado lavar o arroz, pois a lavagem pode remover nutrientes e, atualmente, sabe-se que ela não é necessária para o preparo. Essa é uma orientação segura e amplamente aceita: o arroz pode ser cozido diretamente, sem pré-lavagem.
2. Escolha o tamanho ideal de panela

O recipiente no qual você cozinha o arroz interfere no prato. Cozinhar em uma panela muito pequena diminui o espaço entre os grãos, que ficam maiores quando cozidos, o que pode causar o estado “papado” do prato. Por isso, para ter o arroz soltinho é preciso escolher uma panela maior.
3. Selar o arroz
Na hora de refogar o arroz na panela é necessário não exagerar na quantidade de óleo, apenas um fio de óleo é o ideal para selar os grãos e impedir que haja contato do amido com a água.
4. É preciso se ater às medidas de água
É sempre importante se ater às medidas na hora de fazer o arroz. Para alcançar o ponto soltinho é preciso ter duas xícaras de água para cada xícara de arroz. Por exemplo, se você preparar 3 xícaras de grãos, seja arroz tradicional ou integral, utilize 6 xícaras de água fervida para o cozimento.
5. Não mexa no arroz

Outro ponto importante na hora de cozinhar é não mexer no arroz durante o processo. Misturar muito pode liberar amido durante o cozimento, que contribui para o estado papado. Portanto, após adicionar a água, adicione seus temperos e mexa para misturar os condimentos e deixe cozinhar.
6. Cozimento do arroz: Tampa fechada ou aberta?
O ideal é cozinhar com a tampa fechada e em fogo baixo, para que o arroz cozinhe em temperatura uniforme e não haja uma diferenciação na temperatura durante seu preparo. Além da tampa, é preciso cozinhar o grão já em água quente para acelerar seu cozimento e para que a água fria não retire o óleo.
7. Deixe terminar de cozinhar no vapor

Após o processo de cozimento, desligue o fogo, ainda com água no fundo da panela, e deixe descansar por cinco minutos para que ele cozinhe no vapor e deixe terminar o processo naturalmente.
O canal Arroz: Energia que une o Brasil é uma iniciativa do IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz) e Governo do Rio Grande do Sul.








