Logo R7.com
RecordPlus

Sistema Arroz RS14: conheça o projeto inovador que aumenta a produtividade da lavoura do arroz no RS

Técnica sustentável consiste no cultivo de arroz em rotação com outras culturas, como soja e milho; saiba mais

Arroz: Energia que une o Brasil|Do R7

  • Google News
Projeto busca elevar a produtividade das lavouras gaúchas de arroz para 14 toneladas por hectare Divulgação/Irga

O Sistema Arroz RS14 é um projeto inovador que leva em seu DNA a resiliência e a sustentabilidade da lavoura arrozeira do Rio Grande do Sul (RS), maior produtor do grão no Brasil, responsável por 70% da produção nacional.

Lançado em janeiro de 2025 pelo IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz), vinculado ao Governo do Rio Grande do Sul, o projeto tem como objetivo incentivar a produção de arroz irrigado e sua diversificação, com foco especial na implantação da soja em sistemas integrados à pecuária.


A iniciativa busca reduzir o risco operacional, promover serviços ecossistêmicos e assegurar altos níveis de produtividade, oferecendo alternativas viáveis para a sustentabilidade econômica, ambiental e cultural da orizicultura no Rio Grande do Sul.

O projeto tem como objetivo estabelecer sistemas de produção de arroz irrigado mais resilientes e sustentáveis nos diferentes cenários das terras baixas do Rio Grande do Sul.


O número 14 refere-se à meta de elevar a produtividade média das lavouras de arroz no Estado para 14 toneladas por hectare. Atualmente, a produtividade na última safra foi de 9.044 kg/ha.

O produtor que adota um sistema de produção integrada vê a lavoura alcançar produtividade mais uniforme e estável, menos afetada por variações sazonais. Em São Pedro do Sul (RS), por exemplo, um produtor está na nona safra utilizando esse sistema.


A expectativa é que o Rio Grande do Sul se consolide como referência em produtividade média por hectare tanto em arroz quanto em culturas em rotação e sucessão, aproveitando também o incremento de renda no período de inverno com a integração da pecuária.

Áreas do Projeto Sistema Arroz RS14 recebem coletas de solo

Especialistas realizaram coletas de solo em 26 cidades gaúchas e em mais de 30 áreas rurais Divulgação/Irga

Entre setembro e outubro deste ano, equipes do Irga, em parceria com o IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura) e outras instituições envolvidas no Projeto Sistema Arroz RS14, realizaram coletas de solo em 26 municípios e em mais de 30 áreas de produtores no Estado que já participam do projeto.

O trabalho acompanha e valida as áreas participantes, oferecendo suporte técnico a partir da avaliação das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.

Essas análises permitem monitorar a eficiência das práticas conservacionistas e entender seus impactos em comparação ao manejo tradicional, contribuindo para o avanço de uma agricultura de baixo carbono e mais sustentável.

A iniciativa reforça a importância da pesquisa aplicada e da inovação no manejo do solo, estimulando práticas que fortalecem a produção orizícola gaúcha e beneficiam produtores em todo o Estado.

Assim, o Rio Grande do Sul se consolida como referência em qualidade, tecnologia e inovação, contribuindo diretamente para o abastecimento e para o desenvolvimento econômico.

O canal Arroz: Energia que une o Brasil é uma iniciativa do Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz) e Governo do Rio Grande do Sul.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.