Brasil deve registrar recorde de safra de grãos mesmo com produtividade menor
Dados da Conab apontam para um aumento de 0,3% em relação à safra anterior, com cerca de 353,1 milhões de toneladas
Agronegócios|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O Brasil deve bater um novo recorde na produção de grãos, segundo números do quarto levantamento da safra de grãos 2025/2026 da Conab (Companhia Brasileira de Abastecimento). O estudo aponta um aumento de 0,3% em relação à safra anterior, com um total estimado de 353,1 milhões de toneladas.
A soja continua sendo o produto de destaque. A principal cultura do Brasil alcançou 176,1 milhões de toneladas, uma quantidade 2,7% maior que a safra passada. No entanto, mesmo com um aumento da área plantada, com crescimento 1,3 milhão de hectares, a produtividade do grão apresentou uma pequena variação negativa de 0,1%.

O milho segue o mesmo caminho da soja e, mesmo com o aumento de quase 23 milhões de hectares na área plantada, apresenta uma redução de 1,5%, o que representa um total de 138,9 milhões de toneladas na safra atual, contra 141 milhões de toneladas no ciclo anterior. Já o sorgo vai na contramão e mostra uma forte expansão no Brasil, com crescimento de 9,2% na produção, avançando de 6,1 milhões de toneladas no ciclo anterior para 6,7 milhões no atual.
Dentre as culturas de verão, o algodão tem a produção de pluma estimada em 3,8 milhões de toneladas e, para o amendoim, a expectativa é de 1,1 milhão de toneladas, quase 2% menor que o ciclo anterior. Já o arroz tem produção projetada em 11,1 milhões de toneladas contra a colheita de 12,7 milhões de toneladas na safra anterior. Para o feijão, a produção estimada é de 3 milhões de toneladas, 0,5% abaixo da safra anterior.
Nas culturas de inverno, a produção do trigo deverá atingir 7,8 milhões de toneladas, seguida pela aveia, com 1,3 milhão de toneladas. Um produto que registrou alta é o girassol, impulsionado pela demanda por óleo vegetal e biodiesel, com ampliação de 1,5%.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!













