Logo R7.com
RecordPlus

Conab espera produção recorde de café no Brasil em 2026

Estimativa aponta uma colheita de 66 milhões de sacas para este ano; valor ultrapassa último recorde de 2020

Agronegócios|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Brasil deve colher 66 milhões de sacas de café em 2023, um recorde histórico.
  • Aumento de 17% em relação ao ano anterior, superando o recorde de 2020.
  • Crescimento deve-se a melhores condições climáticas e adoção de novas tecnologias nas lavouras.
  • Apesar do aumento da produção, os preços do café permanecerão altos devido ao aumento da demanda global.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Após períodos com redução da produção, o Brasil deve registrar a colheita de 66 milhões de sacas de café neste ano. Os dados da primeira estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgados nesta quinta-feira (5), apostam em um montante 17% maior do que o período passado — ultrapassando o recorde de 2020, com 63,1 milhões de sacas.

O levantamento aponta que o crescimento se deve pelo incremento de 4,1% na área de produção, estimado em 1,9 milhão de hectares, somado às condições climáticas favoráveis, além da adoção de tecnologias e boas práticas de manejo nas lavouras.


Diversos grãos de café torrados
Aumento de área, condições climáticas favoráveis e boas práticas ajudam no resultado Reprodução/Record News

O destaque está para a produção do café arábica, que deve ficar em torno de 44,1 milhões de sacas, um incremento de 23,3% em relação ao ano passado, enquanto conilon deve ter aumento de 6,4%, com safra de 22,1 milhões de sacas.

Mesmo com queda de 17% registrada no volume de café exportado em 2025, a receita teve valor recorde, com US$ 16,1 bilhões (cerca de R$ 92 bilhões) movimentados — um aumento de 30,3% na comparação com 2024. O levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços mostra que os números são resultado do aumento de 57,2% no valor médio do produto em relação ao ano anterior.


Apesar do aumento da produção para o ciclo de 2026, tanto no Brasil, o maior produtor e exportador do mundo, como no Vietnã, segundo maior produtor, os preços do produto devem se manter em níveis elevados. Segundo dados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o consumo mundial continua com tendência alta e deve registrar um novo recorde previsto em 173,9 milhões de sacas de 60 kg.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.