Logo R7.com
RecordPlus

Entenda como o Brasil se tornou líder mundial na produção de soja

André Prando, pesquisador da Embrapa Soja, explica a importância do grão para o agronegócio brasileiro

Agronegócios|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo.
  • Safra 2025/26 deve ter crescimento de 3,6% na área semeada de soja.
  • Melhoramento genético permitiu o cultivo da soja em regiões antes inadequadas.
  • Desafios incluem adaptações ao clima e manejo adequado para manter a produtividade.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Segundo estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a safra 2025/26 de grãos deve ser recorde, tendo a soja como carro-chefe, com expectativa de crescimento de 3,6% na área semeada.

André Prando, pesquisador da Embrapa Soja, explica a importância do grão para o agronegócio brasileiro. “Hoje, a cultura da soja corresponde em torno de 6% a 7% do nosso agronegócio. É a principal cultura, principal commodity que o Brasil exporta”, diz.


Leia mais

O grão já teve Paraná e Rio Grande do Sul como principais produtores, mas hoje tem o Mato Grosso como destaque. Prando relata como o trabalho de melhoramento genético permitiu que a soja fosse cultivada fora de regiões frias.

“É uma cultura que, inicialmente, era cultivada em regiões subtropicais, em regiões mais frias, e que, graças a esse trabalho de melhoramento, de adaptação genética, de introgressão com linhagens materiais vindas de outros países, possibilitou um trabalho de equipe. [...] Hoje, o Brasil é referência em produção de soja, somos os maiores produtores e maiores exportadores”, aponta Prando.


Além da área plantada, grão também teve aumento de produtividade Reprodução/Record News - 17.10.25

O pesquisador mostra que os bons resultados vão além do aumento da área cultivada. “Aumentamos, sim, a área, mas aumentamos muito mais a produtividade e a produção, fato que nos tornou líder em produção de soja. Essa produção vem acompanhada de uma boa produtividade, o que reduz os nossos custos e possibilita a gente ser competitivo no cenário internacional”, diz.

O especialista ainda explica os principais desafios enfrentados pela cultura do grão. “Nem sempre o clima vai ser favorável, a gente tem várias mudanças climáticas que estão aí, mas todo ano a gente tem certos fatores. A gente precisa ter genótipos mais adaptados, plantio nas épocas indicadas pelo zoneamento agrícola, usar todas as práticas de manejo e conservação do solo”, completa.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.