Leilão coloca café especial brasileiro como referência no setor
Cup of Excellence reúne os melhores cafés do país e comercializa mais de R$ 1 milhão em 2025
Agronegócios|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Após meses de avaliações técnicas rigorosas, o principal concurso de qualidade para café do mundo, Cup of Excellence, reúne produtores e compradores em busca dos grãos mais selecionados. Realizado desde 2000, o leilão tem valorizado cada dia mais o café especial brasileiro, segundo Vinicius Estrela, diretor-executivo da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais).
“Compradores internacionais disputaram 30 cafés especiais ao longo de nove horas, dando lances basicamente de minuto a minuto. Foram mais de 2.500 lances que puderam construir mais um capítulo dessa brilhante história que é a valorização do café especial brasileiro”, disse o especialista.
Em 2025, o café especial brasileiro atingiu o segundo maior preço médio pago e foram comercializados mais de 320 mil dólares (aproximadamente R$ 1,7 milhão). Além disso, o café arara, uma variedade arábica brasileira, esteve presente em boa parte dos 30 lotes, valorizando o sabor do Brasil no comércio internacional.
Vinicius explica que um café especial é “um café de altíssima qualidade que numa avaliação sensorial ele recebe acima de 80 pontos”. Ou seja, o grão é “percebido como um produto de alto valor agregado, do produtor até o consumidor, e é um café que apresenta notas sensoriais mais destacadas”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!














