Preservação das árvores de pequi garante subsistência de famílias no cerrado maranhense
Comunidade utiliza safra do fruto para o sustento familiar
Agronegócios|Do R7, com RECORD NEWS
Na zona rural de Timon, no Maranhão, a comunidade do povoado Lagoa da Chapada aproveita a safra do pequi para complementar a renda. Cerca de 60 famílias vivem na região e muitas dependem da venda deste fruto típico do cerrado maranhense. Os moradores comercializam o produto à beira da rodovia que passa próximo à comunidade.
O cultivo e a preservação dos pequizeiros são tradições mantidas por gerações. Quando adquiriram os terrenos na área, os moradores optaram por preservar as árvores nativas em respeito ao ciclo natural das plantas. O processo envolve esperar que o fruto caia naturalmente e descanse antes de ser vendido. Além disso, há também minifábricas locais que processam o fruto em conservas e produzem outros produtos derivados.
Nos últimos dois anos, pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) auxiliaram no desenvolvimento de tecnologias como a integração lavoura, pecuária, floresta para evitar o desmatamento total necessário nas produções de grãos e pastagens.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!














