Produtores rurais do Rio de Janeiro enfrentam prejuízos com crise hídrica
Além da seca, abertura das comportas do Canal das Flexas agrava situação dos agricultores na baixada campista
Agronegócios|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Produtores rurais da região de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, relatam perdas significativas devido à seca prolongada e à abertura não comunicada das comportas do Canal das Flexas. O local foi construído nos anos 40 para auxiliar a produção agrícola local, mas a falta de aviso prévio na operação das comportas tem dificultado o planejamento dos agricultores.
Além disso, a Lagoa Feia está abaixo do nível necessário para justificar a abertura das comportas, com nível atual de 1,89 metro, enquanto deveria estar em 2,10 metros antes dessa ação ser considerada viável. O local também está com assoreamento que compromete mais a condição da água.
Fernando Teles, que é criador bovino há 25 anos, menciona que a medida não informada resulta em prejuízos financeiros e até mesmo na morte de animais devido à escassez hídrica. Já Elianio Ribeiro, que cultiva peixes e camarões em duas propriedades diferentes na baixada campista, comenta que tanto a criação em água doce quanto salgada é afetada pela redução no nível da água.
As lagoas possuem um papel importante na região, e as decisões colegiadas tomadas pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e pelo Comitê da Bacia do Baixo Paraíba do Sul têm gerado insatisfação entre produtores afetados, que pensam até em migrar para a cidade ou desistir do trabalho rural.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!















