‘Temos um dos períodos mais críticos da história’, diz presidente da Aprosoja
Instabilidade no campo, pressão sobre produtores e atraso do Plano Safra preocupam produtores do grão
Agronegócios|Do R7
Dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) revelam que os preços domésticos da soja subiram em outubro. Alguns dos fatores que contribuíram para esse movimento são o aumento da demanda internacional e as novas tarifas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos à China, que entram em vigor em novembro e podem ampliar as vendas do Brasil ao país asiático.
Em entrevista ao Record News Rural desta segunda-feira (27), Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil (Associação dos Produtores de Soja), avalia que o mercado atravessa um dos momentos mais desafiadores dos últimos anos, marcado por entraves no financiamento e pela demora na liberação de recursos oficiais. Ele alerta que, diante desse cenário, muitos produtores devem iniciar a temporada com menor capacidade de investimento em tecnologia.
Leia mais
“Nós já tivemos grandes crises no setor agrícola, mas esse é sem precedente. [...] O custeio agrícola, que é uma das fontes de recursos para a agricultura, também está na faixa de 60%. Só que o plantio está aí, não tem mais tempo para nada”, afirma o executivo.
Segundo Buffon, “o Plano Safra, que era para trazer um fôlego para o produto rural, também não acontece da forma correta”, o que tem impacto direto no desempenho do setor. “Totalmente atrasado, desconectado com a realidade da produção rural no Brasil, principalmente o plantio de soja agora nesse momento”, completa.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
