Apagão: metrô, semáforos e shoppings deixam de funcionar na BA
Quinze linhas da CCR Metrô Bahia tiveram suas atividades suspensas por conta de falta de luz no Norte e Nordeste do País
Bahia|Matheus Pastori, do R7

Um apagão por volta das 16h desta quarta-feira (21) fez com que postos de gasolina, linhas de Metrô, shoppings e escolas deixassem de funcionar em Salvador e Região Metropolitana (RMS).
Relatos nas redes sociais dão conta de que cidades em todo interior da Bahia e em mais nove estados do Norte e Nordeste do Brasil permanecem sem luz até o momento desta publicação. As redes de telefonia celular também foram afetadas.
Quinze linhas da CCR Metrô Bahia tiveram suas atividades suspensas. O Aeroporto Internacional de Salvador segue operando normalmente através de um gerador. Semáforos de trânsito em toda capital funcionam de forma intermitente, deixando o tráfego de veículos lento em diversas regiões de Salvador.
Procurada, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) disse que as faltas de luz são resultado de uma ocorrência nacional.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou a seguinte nota:
NOTA À IMPRENSA - OCORRÊNCIA NO SIN - 21/03/2018
Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.
Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.
Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.
As causas de desligamento estão sendo investigadas.
Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.
Assessoria de Imprensa
Operador Nacional do Sistema Elétrico
Leia mais do R7 Bahia, portal de notícias da RecordTV Itapoan
















