“Encontramos o Bahia em uma situação descarada, quase falida”, diz Fernando Schmidt
Presidente do Bahia também comentou sobre as negociações com a Caixa
Bahia|Do R7*
O dia 07 de setembro de 2014 está marcado na história do futebol brasileiro, pois nessa data houve a primeira eleição direta para presidente de um clube de futebol, em que Fernando Schmidt foi eleito o novo presidente do Bahia.
Até que houvesse a eleição, aconteceu uma intervenção da Justiça que destituiu o então presidente, Marcelo Guimarães Filho, do cargo e o advogado, Carlos Rátis, assumiu até que fosse convocada a eleição no clube. Em entrevista exclusiva ao R7 Bahia, Schmidt conta como encontrou o clube e fala da importância da torcida.
Leia íntegra da entrevista:
R7 Bahia: O Bahia perdeu as duas últimas partidas fora de casa, caiu para o 14º lugar no Brasileiro e está a apenas quatro pontos da zona de rebaixamento. Isso te preocupa?
Fernando Schmidt: Sim, me preocupa, pois um time como o Bahia não era para estar nessa situação. Mas, acredito que a união dos jogadores vai fazer com que a gente se afaste da zona de rebaixamento. Ainda tem a matemática que nos ajuda, pois os times que estão abaixo de nós na tabela estão tropeçando.
R7 Bahia: Já está sendo feito planejamento para 2014? Há nomes de jogadores para serem contratados na próxima temporada?
Schmidt: Não se pode deixar terminar alguma coisa para poder começar outra, principalmente nessa fase que o Bahia está passando. O planejamento já está sendo feito para não acontecer do clube ficar novamente na situação que está esse ano, brigando para não estar na zona de rebaixamento. Já há nomes sim que estamos cogitando para o ano de 2014, vários contatos estão sendo feitos, mas depende de parceiros.
R7 Bahia: Cristovão Borges vai continuar como técnico do Bahia no próximo ano?
Schmidt: Sim, claro. O Cristovão só não continua no Bahia se ele não quiser, pois considero que ele está fazendo um bom trabalho.
R7 Bahia: Alguma novidade está sendo pensada no clube, além do futebol masculino?
Schmidt: Tem sim, inclusive lançamos sexta-feira (18) a volta do Bahia ao futebol feminino. A primeira competição profissional que vamos disputar já será o campeonato Baiano este mês.
R7 Bahia: Como encontrou a situação financeira quando assumiu o clube?
Schmidt: A pior possível. Essa tem sido umas das principais dificuldades que tenho enfrentado, que vai fazer com que a gente imponha alguns limites de gastos no ano que vem para poder equilibrar as finanças. Encontramos o clube em uma situação descarada e vamos entrar com ações de ressarcimento para que as pessoas que deixaram o clube na situação que está paguem pelo que fizeram.
R7 Bahia: Quais são os planos para o futuro do Esporte Clube Bahia?
Schmidt: Para nós o que mais interessa é que quando termine meu mandato entreguemos o clube em uma situação diferente da que encontramos. Será uma batalha para que a gente consiga tirar o Bahia dessa situação quase falida.
R7 Bahia: O senhor está satisfeito com a quantidade de torcedores que tem comparecido aos jogos na Fonte Nova? Qual a importância do torcedor nesse momento de mudança política?
Schmidt: O torcedor é de fundamental importância para ajudar o clube a evoluir, inclusive o processo dessa mudança política se deu também por causa de protestos dos torcedores, que estavam insatisfeitos com os rumos que o Bahia estava tomando.
R7 Bahia: Como estão as negociações com a Caixa Econômica Federal para se tornar patrocínio do clube?
Schmidt: Devemos concluir as negociações ainda esse ano e posso garantir que os benefícios do contrato que vamos fechar são maiores do que os de antes. Aliás, considero ótimo que essa negociação não tenha sido concluída antes do meu mandato, pois com certeza o clube iria ser prejudicado.
R7 Bahia: Qual a expectativa para 2014?
Schmidt: Espero que seja um ano bem diferente dessa situação quase falida que encontramos. Vamos trabalhar arduamente, com medidas estruturantes para que o Esporte Clube Bahia inicie seu verdadeiro retorno aos momentos de glória.
*Colaborou Ricardo Alves, estagiário do R7 BA














