Festa do Bonfim reúne milhares de baianos e turistas em Salvador
Tradicional festa acontece nesta quinta-feira (12), na Cidade Baixa
Bahia|Do R7

Nesta quinta-feira (12), acontece um dos principais eventos do verão baiano e a segunda maior festa popular do Estado, atrás apenas do Carnaval. A festa do Bonfim mobiliza baianos de várias partes do Estado e turistas do Brasil e do mundo. O trajeto de oito quilômetros entre as basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a do Senhor do Bonfim tem como uma das principais características o sincretismo religioso.
Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play
O percurso, feito a pé, está prevista para sair às 8h do bairro do Comércio em direção à colina sagrada, no Bonfim e a lavagem das escadarias está prevista para o meio-dia.
Um esquema especial foi montado pela prefeitura para atender turistas e baianos que vão participar da festa. Os serviços disponibilizados para o evento envolvem ordenamento do trânsito, limpeza urbana e instalação de sanitários públicos. Além disso, haverá fiscalização de propaganda irregular, combate ao trabalho infantil, alterações nas linhas de transporte que servem à Cidade Baixa e ações de infraestrutura, além da proteção do patrimônio público e apoio à segurança.
Saúde e acolhimento - A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) manterá atividades nos festejos do Bonfim entre 10h e 22h de quinta-feira. Estarão à disposição da população, neste período, um módulo de atendimento instalado na Colina Sagrada, ao lado da igreja; duas ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), sendo uma unidade básica e uma avançada; três médicos, sendo dois no módulo fixo e outro na ambulância; dois enfermeiros; dois técnicos de enfermagem; um agente de limpeza; e dois atendentes.
Com objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes durante a festa e evitar situações de vulnerabilidade e risco social, como o trabalho infantil, a Semps (Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza) vai instalar espaços de convivências para crianças e adolescentes durante o evento, a exemplo do que acontece no Carnaval. Crianças e adolescentes identificados em situação de vulnerabilidade e risco social serão encaminhadas para o espaço instalado no Abrigo D. Pedro I, localizado na avenida Luiz Tarquínio, 18, na Boa Viagem, com funcionamento das 8h às 20h.
Trânsito - Para facilitar o acesso durante festa, a Transalvador promoverá diversas alterações no trânsito da região. Entre 1h e 22h de quinta-feira (12), o estacionamento e a circulação de veículos serão proibidos na avenida Lafayette Coutinho, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a rua da Gamboa de Cima e a Praça Visconde de Cairu.
Haverá restrição ainda na rua da Conceição da Praia, proibição de estacionamento na Praça Visconde de Cairu, ruas da Bélgica e Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma, avenida Dendezeiros, rua Luiz Régis Pacheco, do lado direito, a partir da confluência com a rua Vinte e Seis de Dezembro, em direção final de linha do Uruguai, e na confluência com a rua Couceiros de Abreu em direção aos Mares e a Rua Boa Vista (lado direito na direção rua Resende Costa).
A partir das 6h de quinta-feira, será implantado sentido duplo de tráfego na avenida Oscar Pontes, no trecho compreendido entre a rua Estado de Israel e no acesso ao Ferryboat. No mesmo período, o tráfego de veículos será interditado na Praça Visconde de Cairu, nas ruas da Bélgica, Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma e avenida Dendezeiros. A liberação das vias ocorre de forma progressiva à passagem do cortejo.
A partir do mesmo horário passará a ter sentido único de tráfego os seguintes trechos da rua Luiz Régis Pacheco: confluência com a rua Vinte e Seis de Dezembro em direção final de linha do Uruguai, e a partir da confluência com a rua Couceiros de Abreu, em direção aos Mares, rua Boa Vista, em direção à rua Resende Costa. Segundo o órgão, só será permitida nas vias do percurso do cortejo a circulação de veículos com capacidade de até uma tonelada.
Mais mudanças - Serão realizadas ainda alterações no tráfego de veículos no bairro do Bonfim e em vias adjacentes, como a proibição da circulação e do estacionamento de veículos na avenida Bonfim (na altura da rua Augusto Mendonça), rua Imperatriz (na altura da avenida Bonfim), avenida Salvador (na altura da Rua Duarte da Costa), Rua Duarte da Costa (na altura da Avenida Salvador), rua Guilherme Marback (na altura da Rua Otávio Barreto), rua Otávio Barreto (na altura da rua Guilherme Marback), rua Visconde de Pedra Branca/Travasso de Fora (na altura da rua Henrique Dias), rua Desembargador Ferreira Espinheira (na altura da rua Otávio Barreto), Ladeira do Bonfim, Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias e rua Plínio de Lima, nos seguintes dias e horários: no dia 12 de janeiro, das 8h às 4h; nos dias 13 e 14, das 18h às 4h; e no dia 15, das 17h às 4h.
A Transalvador implantará sentido único de tráfego também nas ruas Augusto Mendonça e Polidoro Bittencourt, no sentido Dendezeiros/Boa Viagem, Visconde de Caravelas, a partir do Largo do Papagaio, e Henrique Dias, no sentido Ribeira/Largo de Roma. De 8h do dia 12 até 4h do dia 15, será proibida a circulação e o estacionamento de veículos - inclusive carroças, cavalos e bicicletas - nas praças Senhor do Bonfim, Teodósio Rodrigues de Farias e Euzébio de Matos, além das ruas Porto da Lenha, Visconde de Cabo Frio, Ladeira dos Romeiros, Ladeira Porto Bonfim e Rua Travasso do Meio.
Carga e descarga - Operações de carga e descarga poderão ocorrer até as 6h do dia 12. Já nos dias 13,14 e 15, o período definido é das 8h às 14h. Os veículos destinados aos serviços públicos - trânsito e transporte, bombeiros, ambulâncias e polícias -, além de prioridades, gozarão de acesso livre e estacionamento quando devidamente identificados e comprovação de que estão em serviço. Os demais veículos só terão acesso ao perímetro das festividades mediante autorização do órgão, desde que as condições de segurança das vias permitam. O tráfego voltará à normalidade tão logo a Limpurb conclua os serviços de limpeza nos locais.












