Ibametro reforça fiscalização nas lojas de artigos femininos de Salvador
Ficais estão verificando aspectos como matéria-prima, peso e embalagem dos produtos
Bahia|Do R7
Devido à proximidade do Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, equipes do Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade) vão reforçar a fiscalização nas lojas de artigos femininos de Salvador.
Durante a Operação Dia das Mães, os ficais estão verificando aspectos como matéria-prima, peso e embalagem dos produtos oferecidos aos consumidores, além da precisão de equipamentos como balanças e bombas de gasolina. As irregularidades encontradas podem gerar multas.
Segundo o diretor de Regulação de Mercado do Ibametro, Edson Sales, a operação dedica atenção especial aos produtos têxteis, que devem apresentar etiquetas contendo a origem, a matéria-prima e a forma de utilização do material.
— Estes produtos são largamente vendidos nesta época, mas o Ibametro tem alcance muito maior. A gente fiscaliza todos os instrumentos de medida do estado, os produtos pré-medidos e, além dos têxteis, fiscalizamos 468 produtos de certificação compulsória ou regulamentados. Tudo isso para evitar a concorrência desleal e proteger o consumidor e o meio ambiente.
O diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, explica que, em cada época, a fiscalização é reforçada em um segmento.
— A gente fiscaliza produtos pré-medidos, que são embalados fora da vista do consumidor. [Também] são verificados instrumentos, bombas de gasolina, radares, balanças e certificado compulsório do Inmetro em produtos como brinquedos e carrinhos de bebê.
Em caso de denúncia na capital, o registro é averiguado em cinco dias e, no interior, o denunciante recebe uma resposta em dez dias. O órgão recebe denúncias pelo Disque Ibametro (0800-0711888).















