Moradores relatam ataques de morcegos a cães em Salvador
Os animais podem transmitir raiva aos cães e, posteriormente, aos humanos
Bahia|Do R7
Moradores do bairro de Patamares, na capital baiana, têm denunciado a presença de morcegos atacando os cães da região. Equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) reforçaram a vacinação antirrábica nos animais da área e promoveram atividades educativas para alertar a população sobre o risco da manipulação desse tipo de animal silvestre.
Veterinários do órgão também estão realizando ações de vigilância que resultaram na captura de 16 morcegos. Os exames laboratoriais realizados até o momento detectaram a presença do vírus da raiva em duas espécies, fato que pode expor seres humanos e bichos ao risco de infecção.
Como os morcegos são animais silvestres protegidos por lei e importantes para o equilíbrio ecológico, não podem ser eliminados ou presos sem a autorização de órgãos ambientais.O coordenador do Programa de Combate à Raiva, Aroldo Carneiro, orienta as pessoas que tiverem contato com qualquer animal suspeito de raiva para lavarem imediatamente o local com água e sabão e procurar o serviço de saúde.
- Sempre que encontrar um morcego em local e horário não habitual, apresentando dificuldade para voar ou morto, o cidadão deve entrar em contato imediatamente com o CCZ pelos telefones 3611-7308 ou 156. Os animais devem ser mantidos isolados até a chegada dos profissionais do órgão
Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play
O município disponibiliza vacina e soro antirrábico para humanos em caso de ferimentos provocados por animais suspeitos. A relação dos postos de vacinação está disponível no site.