Nova Delegacia da Mulher é inaugurada no município de Itabuna
Bahia é o primeiro estado no nordeste e o sexto no Brasil, no número de denuncias
Bahia|Do R7 com Record Bahia
A nova sede da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) do município de Itabuna, sul da Bahia, foi inaugurada. A unidade funciona, de segunda a sexta-feira, na rua Rio Almada, nº 196, no bairro Góis Calmon. Segundo a delegada Ivete Santana, responsável pela DEAM/Itabuna, os atendimentos serão ampliados já que a equipe também aumentou.
— O atendimento melhorou, porque estamos bem setorizados. Nós já tinhamos audiência marcadas para o próximo ano, porque eu já estava trabalhando nesta delegacia há 8 anos sem delegada auxiliar.
As novas instalações da DEAM/Itabuna são bem maiores que a anterior, que funcionava no centro da cidade, além de contar com duas delegadas, três escrivãs, sete investigadores e uma atendente. De acordo com a delegada, por dia são realizados cerca de 20 atendimentos.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Mapa da Violência, o Brasil é o sétimo país com maior incidência de assassinatos de mulheres. Dez mulheres morrem por dia. Na primeira semana de novembro, quatro crimes passionais foram registrados em Salvador. Apesar dos oito anos da Lei Maria da Penha, o índice de violência contra a mulher vem aumentando significativamente na Bahia. O estado é o primeiro no nordeste e o sexto no Brasil, no número de denuncias, são quase 50.000 registros.
Júlio Cezar Hoenisch, psicólogo, afirma que a cultura machista do brasileiro, em que o homem considera a mulher um objeto de posse, é um dos motivos dos crimes passionais. Além disso, esses relacionamentos já demostram sinais obsessivos, com traço de ciúmes muito marcado.