Logo R7.com
RecordPlus

Salvador completa 465 anos com mistura de modernidade e história

Cidade conta ainda com várias belezas naturais

Bahia|Do R7

  • Google News
Centro Histórico de Salvador está entre os sete pontos mágicos da capital
Centro Histórico de Salvador está entre os sete pontos mágicos da capital

Neste sábado (29), Salvador completa 465 anos com uma mistura de modernidade, tradição, diversidade cultural, ritmos, cantos e encantos. Andar pelas ruas da capital baiana é como contar um pouco da história do Brasil. Com três milhões de habitantes, é um grande centro urbano que está entre os três maiores do País, e também no ranking das maiores cidade do mundo.

Primeira capital federal, Salvador é a cidade mais negra fora do continente africano. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 80% da população é composta por descendentes de africanos. Assim, o prefeito ACM Neto assinou o decreto que cria as cotas para o serviço público municipal. Todos os concursos realizados pela Prefeitura deverão reservar 30% das vagas para os negros.


Leia mais notícias no R7 BA

A cidade conta ainda com várias belezas naturais: são 50 km de praias e diversos parques ecológicos. O Parque das Dunas de Salvador recebeu o Título de Posto Avançado da RBMA (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica), na última terça-feira (25), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas áreas de ecologia e conservação da biodiversidade, educação ambiental, promoção do conhecimento científico e desenvolvimento sustentável.


Com tantas locais para visitar na capital baiana, em 2009 foi feita uma votação, pela internet, para escolher os sete pontos mágicos de Salvador. Baianos e turistas puderam escolher entre 14 belas paisagens da cidade. Os sete pontos escolhidos foram: Baía de Todos os Santos, Barra, Centro Histórico, Itapuã/Abaeté, Dique do Tororó, Contorno/Comércio e Península de Itapagipe.

Salvador é considerada a capital cultural do Brasil e berço de grandes nomes nas diversas manifestações artísticas. Até 1763, a cidade foi a capital da Coroa Portuguesa nas Américas. Alguns monumentos construídos neste período continuam preservados, o que torna o patrimônio arquitetônico da cidade muito valorizado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.