Logo R7.com
RecordPlus

Salvador tem 12 unidades de acolhimento com atendimento multidisciplinar para pessoas em situação de rua

Salvador tem maioria de homens em situação de rua no Pelourinho e Barra 

Bahia|Do R7

  • Google News
Bairro da Barra é um dos pontos de maior concentração de moradores de rua
Bairro da Barra é um dos pontos de maior concentração de moradores de rua

Cerca de 3,2 mil pessoas vivem em situação de rua em Salvador, segundo último levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social, realizado em 2008. Em Salvador, a prefeitura dispõe de 12 unidades de acolhimento institucional – cinco próprias e cinco conveniadas – com capacidade total para 600 pessoas.

De janeiro a abril desse ano, 2.869 abordagens foram realizadas e 1.136 pessoas foram cadastradas pelas equipes da Semps. A partir do cadastramento foi possível constatar que a maioria dos moradores de rua é constituída por homens com idade entre 18 e 59 anos. A Semps cadastrou 901 homens e 235 mulheres.


Leia mais notícias no R7 BA

Ao todo, 1006 pessoas têm entre 18 e 59 anos, 109 tem entre 0 e 17, e 21 são idosos. O Pelourinho e a Barra são os bairros que mais concentram os moradores de rua, por se tratarem de pontos turísticos de fácil acesso ao comércio informal. Há também ocupação de ruas das Sete Portas, Aquidabã, Piedade, Itapagipe e Rio Vermelho. As atividades mais comuns, relatadas durante as abordagens, são a de reciclador e guardador de carro.


Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Quem aceita a proposta do órgão é encaminhado a um dos três Centros Pop da Prefeitura, onde são recepcionados por assistentes sociais e psicólogos, e encaminhados para as unidades de acolhimento. Homens, mulheres e crianças acolhidos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar que propõe atividades culturais e sociais. Nas unidades de acolhimento existe também o direcionamento à rede de ensino e de capacitação profissional.


Assista à programação da Record TV 24 horas

Após processo de reinserção social, aqueles que conquistam autonomia para gerir a própria vida são inseridos no programa Auxílio Moradia, que disponibiliza R$ 300,00 mensais para aluguel de imóvel. Atualmente, 760 moradores de rua recebem o auxílio em Salvador. Os beneficiários são acompanhados pelas equipes dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), até que possam comprar a casa própria ou recebam imóvel do programa Minha Casa Minha Vida.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.