A doença de púrpura é tema do Estúdio News deste sábado (17)
A doença conhecida por deixar manchas roxas pelo corpo se dá pela redução do número de plaquetas no sangue
Brasil|Do R7
A doença de púrpura conhecida por deixar manchas roxas pelo corpo se dá pela redução do número de plaquetas no sangue. São diversas as causas que podem levar a formação de pequenos coágulos na pele.
“A púrpura é uma lesão arroxeada que quando olhamos na pele entende-se que houve um extravasamento e o sangue saiu do vaso, porque quando ele está dentro do vaso é vermelho, a gente aperta e aquele sangue some, quando tem uma inflamação, por exemplo”, explica o dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Wagner Galvão.

A principal púrpura é chamada de PTI, púrpura trombocitopênica imunológica, entre os fatores que podem ocasioná-la estão infecções virais, influenza, gripe e Covid. Segundo o oncohematologista do Hospital Moriah, Roberto Luiz da Silva, os vírus desencadeiam o processo de anticorpos que destroem as plaquetas diminuindo-as.
“Normalmente temos em torno de 150 mil plaquetas no sangue, quando o total está abaixo de 20 mil começam a aparecer as púrpuras, e podem ser de grande risco quando se está abaixo de 10 mil”, diz o médico.
O oncohematologista ressalta que nem sempre há baixa quantidade de plaquetas para o surgimento das manchas. Outro motivo, pode ser a fragilidade capilar, ou seja, quando pequenos vasos sanguíneos estão frágeis e uma das causas pode estar relacionada à falta de vitaminas C e K.
Em crianças o acometimento costuma ser maior, visto que nesta fase da vida há mais risco de infecções virais, porém deve se ficar atento a outros elementos de sangramento que podem ser sinais de outras doenças. O dermatologista alerta para observar se há sangramento gengival na hora de escovar os dentes, sangramento ocular e até um sangramento menstrual exacerbado na adolescência.
A forma leve da PTI na maioria das vezes se cura sozinha. Quadros mais intensos possuem, entre outros tratamentos, o uso de imunoglobulina para crianças e corticoides para adultos.
“A lesão onde houve extravasamento, vai se recuperar como se fosse um hematoma, o sangue vai ser degradado, degenerado nas camadas da pele e depois ele vai ser resolvido pelo sistema imunológico, leva um tempo, as vezes mais do que o paciente gostaria” destaca Wagner.
O diagnóstico precoce e correto, são essências, pois há púrpuras com poucas complicações, mas existem quadros que são muito mais complicados e dramáticos que necessitam do diagnóstico correto.
O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.















