Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Anões do Orçamento: após 21 anos, ex-assessor do Senado é preso acusado de corrupção passiva

Ele foi condenado a dez anos e um mês de prisão em regime fechado

Brasil|Gustavo Frasão, do R7, em Brasília

  • Google News
Caso veio à tona em 1993 e foi o primeiro escândalo político após o fim da ditadura militar
Caso veio à tona em 1993 e foi o primeiro escândalo político após o fim da ditadura militar

Após 21 anos do escândalo que ficou conhecido nacionalmente como "Anões do Orçamento", primeira crise política após a ditadura militar, o economista e ex-chefe da assessoria de orçamento do Senado Federal, José Carlos Alves dos Santos, atualmente com 71 anos, foi preso em casa pelo crime de corrupção passiva. A prisão aconteceu na manhã desta quinta-feira (13) no Lago Norte, área nobre de Brasília.

O delegado chefe da DCPI (Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual), Sérgio Henrique de Araújo, explicou que o caso veio à tona em 1993, mas que apenas em 2002 o ex-assessor foi denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal) e sentenciado pela Justiça.


— O processo correu durante todo esse tempo na Justiça Federal, mas o pedido de prisão foi expedido pela nossa Vara de Execuções Penais.

Santos fazia parte de um grupo político no início da década de 90 cujos integrantes se envolveram em diversas fraudes. Na época, os envolvidos no esquema manipularam emendas parlamentares com o objetivo de desviar dinheiro público por meio de entidades sociais fantasmas ou com a ajuda de empreiteiras.


Leia mais notícias no R7 DF

As comissões dos políticos envolvidos variava de 20% a 30% do valor "arrecadado". O economista foi acusado de receber propina, presentes e algumas vantagens em função das atribuições que possuía, mas foi ele quem denunciou as irregularidades para a "CPI dos Anões", instaurada em 1993.


— A Justiça expediu o mandado de prisão em desfavor dele ontem e nós o cumprimos hoje de manhã, por volta das 8h. Não houve resistência e foi tudo bem tranquilo.

Santos está detido na carceragem do DPE (Departamento de Polícia Especializada) em Brasília e permanece à disposição da Justiça.


O delegado explicou que ele foi condenado a 10 anos e um mês de prisão, em regime fechado, mas que por conta da idade e da saúde debilitada é possível que os advogados entrem com recurso solicitando uma pena mais branda.

— Ele está com 71 anos e têm câncer. Provavelmente vão pedir para ele cumprir a pena em regime domiciliar.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.