Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Associação sugere suspender testagem de casos leves de Covid

Abramed vai orientar testes apenas em pacientes que tenham maior gravidade de sintomas, pacientes hospitalizados e cirúrgicos

Brasil|Do R7

Espalhamento da variante Ômicron fez demanda explodir nas últimas semanas
Espalhamento da variante Ômicron fez demanda explodir nas últimas semanas Espalhamento da variante Ômicron fez demanda explodir nas últimas semanas (VANESSA ATALIBA/ESTADÃO CONTEÚDO)

A Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) alerta para a possibilidade de falta de testes de antígeno e PCR (o molecular, tipo mais preciso), se estoques de insumos necessários para a realização de exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19 não forem repostos "rapidamente".

A Abramed diz não saber até quando os laboratórios conseguirão atender a demanda por exames, que cresceu principalmente por causa da alta transmissibilidade da variante Ômicron, e recomenda parar de testar casos leves da doença.

"Quando avaliamos as notícias que vêm de outros países, de que eles já estão sem insumos, é certo que o problema chegará ao Brasil", informou o presidente do Conselho de Administração da Abramed, Wilson Shcolnik, em nota. "Não é possível mensurar nesse momento até quando poderemos atender, pois os estoques são variados dependendo do laboratório e da região, mas há um risco real de desabastecimento", alerta o executivo.

A entidade disse preparar nota técnica para os associados pedindo pela priorização de pacientes a serem testados. "Recomendamos fortemente que sejam submetidos a testes apenas os pacientes que tenham maior gravidade de sintomas, pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no grupo de risco, trabalhadores assistenciais da área da saúde, e colaboradores de serviços essenciais", apontou Shcolnik.

Publicidade

Nesse sentido, a Abramed pede que testes não sejam aplicados em "assintomáticos e pessoas com sintomas leves". Aqueles com quadro leve devem permanecer em isolamento.

Farmácias

As farmácias da Rede RaiaDrogasil suspenderam temporariamente o agendamento online de testes de Covid-19. Em nota, a empresa informa que "está atuando na reposição dos estoques para o abastecimento de suas lojas o mais breve possível". A retomada no serviço deve se dar quando o abastecimento for "normalizado".

Tanto a Droga Raia quanto a Drogasil oferecem testes de quatro tipos: PCR-LAMP, antígeno nasal, antígeno oral e de sorologia. Para fazer o agendamento on-line é preciso fornecer CPF, e-mail e nome. A empresa diz que "a demanda por testes de covid-19 cresceu consideravelmente e há falta de testes no mercado como um todo". A Rede RaiaDrogasil reúne mais de 2,3 mil lojas em 24 Estados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.