Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Audiência pública vai discutir violência contra jornalistas no Brasil

Encontro foi marcado para o dia 8 de maio e deverá ouvir vítimas e parentes, além de representantes do poder público

Brasil|Fernando Mellis, do R7

Repórter atingida por bala de borracha em 2013
Repórter atingida por bala de borracha em 2013 Repórter atingida por bala de borracha em 2013

A Comissão Permanente Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão, que faz parte do Conselho Nacional de Direitos Humanos, decidiu nesta terça-feira (6), marcar para o dia 8 de maio uma audiência pública para tratar da violência contra jornalistas no Brasil.

O colegiado ainda definirá quem será ouvido, mas o objetivo é escutar vítimas e parentes para, então, discutir ações do Estado no que diz respeito à segurança dos comunicadores no país.

A reunião desta terça-feira contou com a presença de integrantes do Ministério dos Direitos Humanos, além de representantes da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e das organizações ANDI, Intervozes, ARTIGO 19, Repórteres Sem Fronteiras, Alana e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

A Comissão foi criada em 2013, logo após dezenas de jornalistas serem vítimas de violência durante a cobertura das manifestações. Em 2017, foi criado um grupo de trabalho para organizar um observatório de violência contra comunicadores.

Levantamento da Fenaj mostrou que 99 profissionais da imprensa foram vítimas de algum tipo de agressão em 2017.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.