Bispo Edir Macedo inaugura templo da Universal em Curitiba
Construção fez com que bairro degradado renascesse
Brasil|Celso Fonseca, do R7
Conhecida por na sua história adotar soluções urbanísticas inovadoras, a cidade de Curitiba, capital do Paraná, ganha no domingo (26) uma obra que valoriza e revitaliza um de seus bairros mais tradicionais, o Rebouças, que nos últimos anos atravessava uma fase de decadência.
É lá, com a presença do bispo Edir Macedo, líder e fundador da Igreja Universal, que será inaugurado neste domingo o Tempo Maior de Curitiba, uma obra monumental de 41.407 m² de área construída que renova o eixo de desenvolvimento de Curitiba. O templo adota tecnologias sustentáveis para reduzir o consumo de energia e água.
A nova sede da Universal em Curitiba possui dois grandes painéis de divisórias retráteis, que separa o espaço em três blocos, diminuindo o uso de energia.
A Universal também readequou o sistema viário do entorno do Templo Maior, atendendo projeto aprovado pela Prefeitura. Para os moradores e comerciantes do bairro e para a Prefeitura de Curitiba, o Templo Maior representa o início de uma nova era na região.
A obra gerou quase 7.000 empregos diretos e indiretos, um feito num momento em que o País tem índices de desemprego tão elevados. As obras começaram em setembro de 2014 em uma das principais vias da cidade, a avenida Presidente Getúlio Vargas, numa região que se degradava. Depois de abrigar várias indústrias, o Rebouças viu a saída dessas fábricas e o crescimento de galpões abandonados.
Foi num destes terrenos que a Igreja Universal investiu em uma de suas obras mais ambiciosas: o Templo Maior. A ação da Igreja Universal na área não se limita a edificação do templo. Como medidas compensatórias a instalação do templo, a Universal revitalizou o bosque Dr. Martim Lutero (também conhecido como Boa Vista) e as praças Ryu Mizuno e Professora Hildegard Schmah.
A nova sede da Igreja Universal de Curitiba possui a réplica da Arca da Aliança, que fica próxima ao batistério e capacidade de 5.000 lugares.
Por mês, estima-se que 140 mil pessoas passarão pelo Cenáculo. Uma área também foi construída para abrigar reuniões e os projetos sociais da Universal.
Cerca de 135 funcionários trabalharão no novo templo nos setores de TV, rádio, segurança, limpeza, manutenção, entre outros. O Templo Maior fica na avenida Getúlio Vargas, 177, no Rebouças e as reuniões de inauguração acontecerão neste domingo às 7h, 10h e 18h.
Em junho deste ano o Congresso Nacional homenageou com uma sessão solene os 40 anos da Igreja Universal — fundada pelo bispo Edir Macedo em 9 de julho de 1977 e atualmente presente em mais de 110 países.